Zeffix

ZEFFIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZEFFIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZEFFIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

gsk

Apresentação ZEFFIX

Cart. c/ 14 ou 28 compr. rev. de 100 mg.

ZEFFIX – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de ZEFFIX

ZEFFIX é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à lamivudina ou a quaisquer componentes da formulação.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de ZEFFIX

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de ZEFFIX

ZEFFIX parece ser bem tolerado. Em estudos clínicos de pacientes com infecção crônica pelo vírus da hepatite B, a incidência de reações adversas foi similar nos grupos tratados com placebo ou ZEFFIX. As reações adversas mais comumente descritas foram mal estar e fadiga, sintomas associados com infecção do trato respiratório superior, dores de cabeça, náuseas, vômitos, dores abdominais e diarréia. A incidência de alterações laboratoriais foi similar nos grupos tratados com lamivudina e placebo, com exceção da elevação da ALT que foi mais comum após o tratamento nos pacientes em uso de ZEFFIX. No entanto, em estudos controlados não houve diferença significativa nas elevações de ALT clinicamente graves, associadas com elevação de bilirrubina e/ou sinais de insuficiência hepática, entre os grupos tratados com ZEFFIX ou placebo. A relação destes eventos com a recorrência da hepatite com o tratamento com ZEFFIX ou com a doença prévia subjacente é incerta (ver precauções de uso). Em pacientes com infecção pelo HIV, casos de pancreatite e neuropatia periférica (ou parestesia) são relatados, embora nenhuma relação com o tratamento com lamivudina (Epivir) tenha sido estabelecida. Em pacientes com hepatite B crônica não houve diferença na incidência destes eventos entre os pacientes tratados com placebo e com ZEFFIX. Casos de acidose láctica, freqüentemente associados com hepatomagalia grave e esteatose hepática, são relatados com o uso do tratamento combinado de análogos de nucleosídeo em pacientes com HIV. Há relatos ocasionais destes eventos adversos em pacientes com hepatite B com doença hepática descompensada, no entanto, não há evidência de que estes eventos estejam relacionados ao tratamento com ZEFFIX.

ZEFFIX – Posologia

A dose recomendada para adultos é 100mg, uma vez ao dia. ZEFFIX pode ser ingerido com ou sem alimentos. A dose em crianças ainda não foi estabelecida. A interrupção do tratamento, em pacientes imunocompetentes, pode ser considerada quando ocorrer a soroconversão dos antígenos HBeAg e/ ou HBsAg. Não há dados suficientes para confirmar que a soroconversão será mantida caso o tratamento com ZEFFIX seja interrompido. A aderência do paciente deve ser monitorada durante o tratamento. Se o ZEFFIX for descontinuado, os pacientes devem ser observados periodicamente, pois haverá um pequeno risco de exacerbação da hepatite em alguns pacientes. O ZEFFIX deverá ser indicado e monitorado por um médico experiente no tratamento da infecção crônica pelo vírus da hepatite B. Insuficiência Renal O clearance renal da droga inalterada é o principal mecanismo de depuração da lamivudina. Os níveis sistêmicos e a meia-vida de eliminação da lamivudina estão aumentados em pacientes com insuficiência renal. O tratamento não deve ser iniciado em pacientes com clearance de creatinina <30mL/min, incluindo aqueles submetidos à diálise, para os quais é necessária uma dose reduzida. Atualmente não há formulação disponível que permita a redução da dose para esses pacientes. Insuficiência Hepática Dados obtidos em pacientes com insuficiência hepática significativa, incluindo aqueles no estágio final de doença do fígado aguardando transplante, mostram que a farmacocinética da lamivudina não é significativamente afetada pela insuficiência hepática, exceto quando acompanhada por insuficiência renal. Baseado nestes dados, o ajuste de doses não é necessário em pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ZEFFIX – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.