Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Betanazol

Betanazol - Bula do remédio

Betanazol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Betanazol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Betanazol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Apresentação de Betanazol

USO PEDIÁTRICO E/OU ADULTO USO EXTERNO Cada g do creme contém: Cetoconazol.........................................................................................20mg Betametasona (na forma de Dipropionato de Betametasona)...........0,5mg Excipiente q.s.p...................................................................................1,00 g (ácido cítrico, metabissulfito de sódio, cera autoemulsionante, água deionizada). Cada g da pomada contém: Cetoconazol.........................................................................................20mg Betametasona (na forma de Dipropionato de Betametasona)..........0,5mg Excipiente q.s.p...................................................................................1,00 g (vaselina sólida, lanolina anidra, vaselina líquida, nipazol). Creme 30g: cetoconazol 600mg, betametasona (na forma de Dipropionato de Betametasona) 19,2mg. Pomada 30g: cetoconazol 600mg, betametasona (na forma de Dipropionato de Betametasona) 19,2mg. -ATENÇÃO: este medicamento é um similar que passou por testes e estudos que comprovam a sua eficácia, qualidade e segurança, conforme legislação vigente.

Betanazol - Indicações

Betanazol é indicado para dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos e/ou leveduras. A apresentação em creme está indicada para as dermatoses em fase úmidas, como dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatites e eczemas. A apresentação em pomada está indicada para as fases secas (crônicas) das dermatoses mencionadas.

Contra-indicações de Betanazol

Betanazol é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade ao cetoconazol e a betametasona ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Betanazol é contra-indicado para uso oftálmico. Modo de usar, posologia e cuidados de conservação depois de aberto Seu uso é somente externo. Aplicar uma fina camada de creme ou da pomada sobre a pele afetada, uma vez ao dia. Em algumas vezes pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia. Betanazol deve ser guardado em sua embalagem original mesmo depois de aberto.

Advertências

A administração de preparados tópicos de corticosteróides às crianças deve restringir-se a um curto período de tempo e a menor quantidade possível do produto, compatível com um regime terapêutico eficaz. O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação de sensibilização decorrente do uso do medicamento. O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Embora os efeitos colaterais sistêmicos associados à absorção de preparados de corticosteróides sejam raros, sua possível ocorrência deve ser levada em consideração, particularmente nos casos em que se aplicam estes preparados em áreas extensas da pele ou por períodos prolongados ou quando se emprega a técnica oclusiva. Betanazol não deve ser utilizado nos olhos e nem deve ser aplicado no conduto auditivo externo de pacientes com perfuração timpânica. Gravidez e lactação: a segurança do uso de corticosteróides tópicos durante a gravidez não foi absolutamente estabelecida, portanto o uso em mulheres grávidas não deve ser feito por períodos prolongados, nem sobre áreas extensas da pele. Recomenda-se cautela na administração à mães lactantes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco A sensibilidade da pele dos idosos pode estar alterada com a idade. Recomenda-se o uso sob orientação médica.

Uso na gravidez de Betanazol

A segurança do uso de Betanazol durante a gravidez não foi absolutamente estabelecida, portanto o uso em mulheres grávidas não deve ser feito por períodos prolongados, nem sobre áreas extensas da pele. Recomenda-se cautela na administração em lactentes. Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o uso do produto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não há contra-indicação relativa a faixas etárias. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Como devo usar este medicamento? Seu uso é somente externo. Aplicar uma fina camada de creme ou da pomada sobre a pele afetada, uma vez ao dia. Em algumas vezes pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Quais os males que este medicamento pode causar? Betanazol pode causar reações alérgicas na pele como ardência, coceira, irritação, ressecamento, inflamação da raiz do pelo, feridas vermelhas, manchas brancas na pele e estrias. Caso ocorra reações alérgicas durante o tratamento a aplicação do produto deve ser interrompida, devendo portanto procurar orientação médica. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez? Caso você use uma grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar orientação médica. Onde e como devo guardar este medicamento? Betanazol deve ser guardado em condições normais de armazenamento, nas variações de (15° a 30°C), devendo ser guardado em sua embalagem original mesmo depois de aberto. Seu prazo de validade é de 2 anos e encontra-se impresso na embalagem externa (vide cartucho). Betanazol não deve ser utilizado fora do prazo de validade, sob o risco do efeito esperado não ocorrer. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Informação técnica ao profissional de saúde

Interações medicamentosas de Betanazol

O uso tópico concomitante de clotrimazol (1%) e betametasona (0,05%) por 9 semanas resultou no desenvolvimento de Granuloma de Majocchi.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Betanazol

Raramente foram relatadas reações adversas manifestadas como ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária.

Superdosagem

Corticosteróides aplicados topicamente em quantidades grandes ou em áreas extensas da pele podem ser absorvidos em quantidades suficientes para produzir efeitos sistêmicos. Não há antídoto especifico disponível e o tratamento deve ser sintomático. Os sintomas de hipercorticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteróides.

Características farmacológicas

Betanazol é um produto de uso local cuja associação, Cetoconazol e Betametasona apresenta uma elevada atividade antiinflamatória e antimicótica, proporcionando um tratamento eficaz das dermatoses sensíveis a cortocóides. O Cetoconazol presente na fórmula é uma substância antimicótica de amplo espectro, que altera a permeabilidade da membrana celular fúngica, inibindo o crescimento dos dermatófitos Trichopyton, Microsporum, Epidermophyton e leveduras do gênero Cândida. O Dipropionato de Betametasona é um corticosteróide com ação antiinflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Cada grama do creme ou pomada contém 0,64 mg de Dipropionato de Betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona. Segundo a classificação do CID 10 a patologia esta indicada nos seguintes casos: dermatite seborréica, dermatite atópica, dermatites alérgicas de contato, dermatite de contato não especificada, disidrose.

Resultados de eficácia

Betametasona: Entre 12 a 14% da dose administrada por via cutânea são absorvidos sistemicamente. Entre os fatores que aumentam a absorção percutânea citam-se: grau de inflamação da pele, uso de curativos oclusivos, tipo de veículo e concentração do produto. A taxa de ligação protéica é de cerca de 64%. Apresenta volume de distribuição de 84 litros. É metabolizada no fígado e sofre excreção renal. Apenas 4,8% da dose são eliminados na urina como betametasona, o restante é excretado como metabólitos. Apresenta depuração renal de 9,5 ml/minuto. Sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas. É secretada no leite humano em quantidade que parece não provocar efeitos adversos no lactente. Cetoconazol: Aplicação tópica de cetoconazol praticamente não é absorvido, tendo sido constatado níveis de absorção plasmática inferior a 0,005g/mL.

Armazenagem

Manter Betanazol em sua embalagem original. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (15º a 30ºC), protegido da luz e umidade.

Betanazol - Informações

Como este medicamento funciona? Betanazol é uma associação de cetoconazol-betametasona que apresenta uma elevada atividade antiinflamatória e antimicótica, proporcionando um tratamento eficaz das dermatoses sensíveis a corticóides. Porque este medicamento foi indicado? Betanazol é indicado no tratamento de dermatoses inflamatórias afetadas por fungos e/ou leveduras. A apresentação em creme está indicada para as dermatoses em fase úmida, como dermatite de contato, coceiras, descamação, dermatite seborréica, frieira, bolhas nos pés e mãos e eczemas. A apresentação em pomada está indicada para as fases secas (crônicas) das dermatoses mencionadas. Quando não devo usar este medicamento? Betanazol não deve ser usado por pacientes com história de hipersensibilidade ao cetoconazol e a betametasona ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Não aplicar Betanazol nos olhos, nos lábios e área externa que envolve o ouvido. A administração de Betanazol em crianças deve ser utilizado por um curto período de tempo e a menor quantidade possível do produto. Interromper a aplicação de Betanazol ou procurar orientação médica caso ocorra desenvolvimento de irritação ou sensibilidade na pele (avermelhamento),

Dizeres legais

Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO Reg. M.S. nº 1.2758.0045 Farmacêutica Responsável Cáthia Regina Gedó Peres - CRF- SP - 20.468

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal