Kalocar

Kalocar com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Kalocar têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Kalocar devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Laboratório Farmacêutico Caresse Ltda.

Apresentação Kalocar

Composição: Cada mL contém: Ácido salicílico………………………………………….0,1650 g Ácido lático………………………………………………0,1452 g Colódio elástico q.s.p…………………………………1,00 mL

Kalocar – Indicações

Kalocar é indicado no tratamento de remoção de verrugas comuns, onde se queira promover uma ação queratolítica no local.

Contra indicações de Kalocar

O produto não deve ser usado sobre pintas, marcas de nascença e verrugas raras de onde nascem cabelos. Também tem seu uso contra-indicado em pacientes diabéticos, com problemas circulatórios ou hipersensíveis a qualquer componente da fórmula.

Advertências

Kalocar é exclusivamente para uso externo. Não aplicar sobre a pele ferida, inflamada, genitais e mucosas.

Interações medicamentosas de Kalocar

Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o uso do produto. Reações adversas a medicamentos Irritação local, ardência e formação de crosta, controláveis com a interrupção temporária do tratamento. A incidência de outros eventos adversos é rara, mas assim como em outras preparações tópicas, há sempre a possibilidade de ocorrer distúrbios alérgicos em pacientes sensíveis.

Reações adversas / efeitos colaterais de Kalocar

Informação não disponível para esta bula.

Kalocar – Posologia

Informação não disponível para esta bula.

Super dosagem

Caso haja uso abusivo, muito freqüente e em áreas extensas da pele, pode levar a salicilismo, devido à absorção sistêmica do ácido salicílico. Caso haja superdosagem, consultar o médico imediatamente.

Caracteristicas farmalogicas

O ácido salicílico facilita a descamação ao dissolver o cimento intercelular que une as escamas no extrato córneo, deixando que a queratina se desprenda. Este efeito queratolítico pode proporcionar uma ação antifúngica pois ao eliminar o extrato córneo, o crescimento de fungos é suprimido e ajuda a penetração de outros fármacos antifúngicos. Além disso tem uma leve ação anti-séptica. A sua atividade parece estar relacionada com a remoção mecânica das células epidérmicas associadas com o vírus HPV (vírus do papiloma humano), causador da verruga. A elasticidade da pele depende, principalmente do conteúdo de água do estrato córneo; se o nível de hidratação desse é superior a 10% a pele encontra-se flexível e suave, no entanto, abaixo desse valor ela fica áspera e pouco flexível, ocorrendo cisão e descamação da pele. Junto a essas manifestações podem aparecer irritações na pele subjacente. O ácido lático é um alfa-hidroxiácido, componente do fator sobre as células infectadas, não tendo efeito direto sobre o vírus. A umectação natural proporciona alivio sintomático a pele seca. Como substância higroscópica intracelular, atua de forma ativa no processo de hidratação da pele, o que potencializa a ação do ácido salicílico. Estes dois ácidos possuem, portanto, efeito químico letal. Segundo a classificação do CID 10 a patologia está indicada nos seguintes casos: Afecções granulomatosas da pele e do tecido subcutâneo, não especificados. Colódio 15mL: Ácido salicílico 2,475g e Ácido lático 2,178g. ATENÇÃO: este medicamento é um similar que passou por testes e estudos que comprovam a sua eficácia, qualidade e segurança, conforme legislação vigente.

Resultados de eficacia

Embora a cura total ocorra após seis semanas de tratamento com o produto, a sua ação já é visível nas primeiras duas semanas de aplicação.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Esses pacientes não apresentaram divergências quanto às reações adversas e posologia em relação aos pacientes mais jovens. A sensibilidade pode estar alterada com a idade. Recomenda-se o uso sob orientação médica.

Armazenagem

Manter Kalocar em sua embalagem original. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (15º a 30ºC), proteger da luz e umidade

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

Kalocar – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.