Anlodipino e losartan

Anlodipino e Losartan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Anlodipino e Losartan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Anlodipino e Losartan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Anlodipino e Losartan

Cápsulas de 2,5 mg + 50 mg, 5 mg + 50 mg e 5 mg + 100 mg.
Embalagem contendo 10, 20, 30 e 60 cápsulas
Embalagem fracionável contendo 90 cápsulas
Embalagem hospitalar contendo 100 e 200 cápsulas

Anlodipino e Losartan – Indicações

O besilato de anlodipino + losartana potássica é destinado ao tratamento de hipertensão arterial.

Contra indicações de Anlodipino e Losartan

O uso de besilato de anlodipino + losartana potássica é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade ao anlodipino, à losartana potássica ou aos demais componentes da fórmula.
besilato de anlodipino + losartana potássica é contraindicado em pacientes com hiperpotassemia, em pacientes que necessitem de cirurgia com anestesia geral e em pacientes portadores de estenose da artéria renal. A losartana potássica não deve ser administrada com alisquireno em pacientes com diabetes.

Advertências

Deve-se ter cautela em pacientes portadores de estenose mitral e/ou aórtica e miocardiopatia hipertrófica. Deve-se considerar a utilização de doses mais baixas em pacientes com histórico de disfunção hepática, pois, com base nos dados de farmacocinética, foram verificados aumentos significativos das concentrações plasmáticas de losartana em pacientes cirróticos.
Deve-se ter precaução em pacientes propensos ou com hipotensão (pacientes com depleção de volume; uso de altas doses de diuréticos). Raramente, pacientes com coronariopatia obstrutiva grave desenvolveram, de forma documentada, piora do quadro anginoso ou infarto agudo do miocárdio, quando iniciaram o uso de antagonistas dos canais de cálcio ou quando tiveram sua dose aumentada.
Como conseqüência da inibição do sistema renina-angiotensina, foram relatadas alterações na função renal, incluindo insuficiência renal, em indivíduos susceptíveis; essas alterações da função renal podem ser reversíveis com a descontinuação da terapia.
O uso de Bloqueadores de Receptores de Angiotensina II e IECAs não foi convenientemente estudado, devendo ser evitado.

Uso na gravidez e lactação:
Os fármacos que atuam diretamente no sistema renina-angiotensina podem causar danos e morte do feto em desenvolvimento.
Embora não haja experiência com a utilização de besilato de anlodipino + losartana potássica em mulheres grávidas, estudos realizados com losartana potássica em animais demonstraram danos e morte do feto e do recém-nascido; acreditasse que isso ocorra por um mecanismo farmacologicamente mediado pelos efeitos no sistema renina angiotensina. Em humanos, a perfusão renal fetal, que depende do desenvolvimento do sistema renina angiotensina, começa no segundo trimestre; assim, o risco para o feto aumenta se losartana potássica for administrado durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez. O uso de drogas que atuam no sistema renina-angiotensina durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez diminui a função renal fetal e aumenta a morbidade e morte fetal e neonatal. O oligoidrâmnio resultante pode estar associado com hipoplasia pulmonar e deformações ósseas no feto. As reações adversas neonatais potenciais incluem deformação craniana, anúria, hipotensão, insuficiência renal e morte.
O aparecimento destas reações é geralmente associado com o uso destes fármacos no segundo e terceiro trimestres da gravidez. A maioria dos estudos epidemiológicos, que examinaram anormalidades fetais após a exposição a anti-hipertensivos no primeiro trimestre, não distinguiram as drogas que afetam o sistema renina-angiotensina dos demais agentes anti-hipertensivos. Pacientes e médicos devem, contudo, estar cientes de que o oligoidrâmnio pode não ser detectado antes do feto ter sofrido dano irreversível.

Os recém-nascidos cujas mães utilizaram losartanana potássica devem ser observados cuidadosamente a fim de verificar a ocorrência de hipotensão, oligúria e hipercalemia.
Quando houver confirmação de gravidez, deve-se descontinuar o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica o mais rapidamente possível.
Categoria de risco na gravidez: D.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Não se sabe se a losartana e o anlodipino são excretados no leite humano. Uma vez que muitos fármacos são excretados no leite humano e devido ao potencial de efeitos adversos no lactente, deve-se optar por suspender a amamentação ou o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica, levando-se em consideração a importância do fármaco para a mãe.

Dirigir e operar máquinas: não há dados que sugiram que losartana potássica e anlodipino afeema a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Interações medicamentosas de Anlodipino e Losartan

Com o potencial de gravidade:
1) Interaçãoes com Anlodipino Interação Medicamento-Medicamento a) Gravidade: Maior
Efeito de interação: bradicardia, bloqueio atrioventricular e/ou parada sinusal.
Medicamento: dantrolene.
Efeito de interação: hipercalemia (aumento dos níveis de potássio no sangue) e depressão cardíaca. Medicamento: amiodarona, atazanavir.
Efeito de interação: aumento do risco de cardiotoxicidade
Medicamento: droperidol.
Efeito de interação: hipotensão severa. Medicamento: fentanil.
Efeito da interação: aumento dos níveis séricos de anlodipina ou da exposição à anlodipino
Medicamento: telaprevir,claritromicina
Efeito da interação: diminuição de efeito antiplaquetário
Medicamento: clopidogrel
Efeito da interação: aumento da concentração sérica e aumento de risco de miopatias
Medicamento: sinvastatina
Efeito da interação: diminuição da exposição à 5-fluorouracil
Medicamento: Tegafur
Efeto da interação: aumento da exposição e aumento de risco de prolongamento do intervalo QT
Medicamento: domperidona
Efeito da interação: diminuição de exposição aos substratos do CYP3A4 Medicamento: carbamazepina, dabarafenib
b) Gravidade: Moderada
Efeito de interação: hipotensão e/ou bradicardia.
Medicamento: acebutolol, alprenolol, amprenavir, atenolol, bisoprolol, bucindolol, buflomedil, carvedilol, conivaptan, ciclosporina, dalfopristin, esmolol, labetalol, metoprolol, nadolol, nebivolol, pindolol, propranolol, sotalol, timolol.
Efeito de interação: aumento da exposição ao anlodipino.
Medicamento: conivaptan.
Efeito de interação: aumento do risco de toxicidade à ciclosporina (disfunção renal, colestase,parestesia) Medicamento: ciclosporina.
Efeito de interação: aumento do risco de toxicidade ao anlodipino (tontura, hipotensão, rubor, cefaléia, edema periférico). Medicamento: dalfopristina, quinupristina.
Efeito de interação: aumento da concentração sérica de anlodipino e toxicidade (tontura, hipotensão, rubor, cefaléia, edema periférico) Medicamento: fluconazol, cetoconazol, itraconazol
Efeito de interação: aumento da concentração sérica dos bloqueadores dos canais de cálcio.
Medicamento: indinavir.
Efeito de interação: aumento da concentração sérica do anlodipino.
Medicamento: delavirdina.
Efeito de interação: aumento da concentração sérica do anlodipino. Medicamento: fosamprenavir.
Efeito de interação: redução da eficácia dos bloqueadores de canais de cálcio.
Medicamento: rifapentina.
Efeito de interação: aumento da concentração sérica e toxicidade dos bloqueadores dos canais de cálcio.
Medicamento: posaconazol.
Efeito de interação: aumento da concentração sérica de anlodipino e toxicidade potencial (tontura, cefaléia, rubor, edema periférico, hipotensão, arritmia cardíaca).
Medicamento: ritonavir.
Efeito de interação: aumento do risco da toxicidade do anlodipino (tontura, cefaléia, rubor, edema periférico, hipotensão, arritmia cardíaca)
Medicamento: saquinavir.
Efeito de interação: aumento da concentração sérica dos bloqueadores dos canais de cálcio do diidropiridona.
Medicamento: voriconazol. c) Gravidade: Menor
Efeito de interação: aumento do risco de hemorragia gastrointestinal e/ou antagonista do efeito hipotensivo.
Medicamento: dexcetoprofeno, diclofenaco, diflunisal, dipirona, ibuprofeno, indometacina, cetoprofeno, cetorolaco, lornoxicam, meclofenamato, meloxicam, nabumetona, naproxeno, nimesulida, oxifenbutazona, fenilbutazona, piroxicam, sulindaco, tenoxicam.
Efeito de interação: aumento do risco de insuficiência cardíaca.
Medicamento: epirubicina,
Efeito de interação: aumenta o risco de hemorragia gastrointestinal e/ou efeito hipotensivo antagônico. Medicamento: ácido flufenâmico, ácido mefenâmico, ácido niflumico, ácido tiaprofênico.
Interação Medicamento-PlantaMedicinal a) Gravidade: Maior
Efeito de interação: reduz a biodisponibilidade dos bloqueadores de canais de cálcio.
Planta Medicinal: Erva de São João (Hypericum perforatum) b) Gravidade: Moderada
Efeito de interação: reduz o efeito hipotensivo dos bloqueadores de canais de cálcio. Planta Medicinal: ephedra (Ma Huang, tipo de planta originária da china).
Efeito de interação: reduz a eficácia dos bloqueadores de canais de cálcio.
Planta Medicinal: óleo de menta.
Efeito de interação: reduz a eficácia dos bloqueadores dos canais de cálcio.
Planta Medicinal: yoimbina.
Interação Medicamento-Alimento a) Gravidade: Moderada
Efeito de interação: aumenta a concentração sérica do anlodipino. Alimento: suco de grapefruit (toranja).
Interação Medicamento-Exames Laboratoriais
Efeito de interação: pode ocorrer aumento dos níveis de ALT e AST.
2) Interações com losartana
Interação Medicamento-Medicamento a) Gravidade: Maior
Efeito da interação: maior risco de hipotensão, síncope, alterações de função renal e hipercalemia. Medicamento: Inibidores da Enzima de conversão da Angiotensina I (IECAs)
Efeito da interação: aumento do risco de toxicidade
Medicamento: lítio
Efeito da interação: redução da exposição de substratos do CYP3A4 e CYP2C9 Medicamento: dabrafenibe, primidona, carbamazepina
Efeito da interação: aumento da da exposição de substratos do CYP3A4 Medicamento:crizotinibe, piperacina
b) Gravidade: Moderada
Efeito de interação: diminui os efeitos anti-hipertensivos e aumenta o risco de insuficiência renal.
Medicamento: celocoxibe, diclofenaco, diflunisal, dipirona, ibuprofeno, indometacina, cetoprofeno, cetorolaco, lornoxicam, meloxicam, naproxeno, nimesulida, fenilbutazona, piroxicam, rofecoxibe, tenoxicam, valdecoxibe.
Efeito de interação: hipercalemia.
Medicamento: amilorida, canrenoato, eplerenona, potássio, espironolactona, triantereno. Efeito de interação: diminui a conversão da losartana para seu metabólito ativo (E-374)
Medicamento: fluconazol.
Efeito de interação: diminui a eficácia anti-hipertensiva. Medicamento: indometacina.
Efeito de interação: reduz a eficácia da losartana.
Medicamento: rifampicina.
Efeito de interação: Diminui os efeitos anti-hipertensivos e aumenta o risco de insuficiência renal. Medicamento: ácido flufenâmico, ácido mefenâmico, ácido niflumico, ácido tiaprofênico.
Interação Medicamento-PlantaMedicinala) Gravidade: Menor
Efeito de interação: reduz a da eficácia dos antagonistas dos receptores da angiontesina II. Planta Medicinal: ephedra (Ma Huang planta originária da china).
Efeito de interação: reduz a eficácia dos antagonistas dos receptores da angiontesina II.
Planta Medicinal: yoimbina.
Interação Medicamento-Alimento a) Gravidade: Menor
Efeito de interação: aumenta a meia-vida e diminui a Área sob a Curva (AUC) do metabólito ativo da losartana (E3174). Alimento: Suco de Grapefruit (toranja).

Reações adversas / efeitos colaterais de Anlodipino e Losartan

Por se tratar de uma combinação, o besilato de anlodipino + losartana potássica pode causar reações adversas comuns a uma ou a duas substâncias desta combinação.
No estudo o besilato de anlodipino + losartana potássica, os eventos adversos mais freqüentes foram o edema de membros inferiores e cefaléia.
A incidência de edema de membros inferiores com o anlodipino isolado a longo prazo mostrou taxas superiores a 18% e, com a combinação fixa de anlodipino e losartana, a incidência desse evento foi muito menor, cerca de quatro vezes menos freqüente que no grupo anlodipino isolado.
Por um lado, a boa tolerabilidade da combinação pode ser explicada pela utilização de menores doses de cada um dos hipotensores, uma vez que é conhecida a existência de forte relação entre a dose utilizada de um hipotensor e a freqüência de eventos adversos. Por outro, a menor incidência de edema de membros inferiores observada com a combinação, cerca de um quarto daquela observada no grupo anlodipino, deve- se não somente ao uso de menor dose desse antagonista dos canais de cálcio, mas também de interação sinérgica com a losartana.
As taxas de freqüência de cefaléia e edema de membros inferiores observadas no estudo de besilato de anlodipino + losartana potássica foram:

12 semanas 52 semana Cefaléia 4,5% 4,5%
Edema de membros inferiores 4,3% 2,1%
As principais reações adversas dos componentes isolados de besilato de anlodipino + losartana potássica são listadas abaixo de acordo com a frequência:

1) Anlodipino
-Efeitos Cardiovasculares:
Reação muito comum (>1/10): edema periférico.
Reação comum (> 1/100 e < 1/10): rubor facial, edema periférico (comum na dose 2,5 mg por dia). Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): palpitações, taquiarritmias (supraventricular e ventricular).
-Efeitos Dermatológicos:
Reação muito comum (>1/10): rubor. Reação comum (>1/100 e < 1/10): rash.
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): descoloração da pele, urticária, pele seca, alopécia, dermatite, ou sensação de pele fria.
-Efeitos Gastrointestinais:
Reação comum (>1/100 e < 1/10): dor abdominal, anorexia, náusea e constipação.
Reação Rara (>1/10.000 e < 1/1.000: foram relatados 3 casos de hiperplasia gengival sem inflamação.
-Efeitos Hematológicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): púrpura.
-Efeitos Musculoesqueléticos:
Reação comum (>1/100 e < 1/10): dor muscular ou câimbras.
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): artralgia, artrose, câimbras e mialgia.
-Efeitos Neurológicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): hipotesia, paratesia, tremor, vertigem, insônia, sonhos anormais, despolarização, ataxia, apatia, amnésia e agitação.
-Efeitos Oftalmológicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): visão anormal, dor no olho, conjuntivite, diplopia, olho seco ou alterações na acomodação visual.
-Efeitos Otológicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): tinitus.
– Efeitos Renais:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): indução da poliúria, freqüência aumentada da urina, e noctúria incluindo enurese..
-Efeitos Respiratórios:
Reação comum (>1/100 e < 1/10): dispneia e tosse.
A literatura cita ainda as seguintes reações adversas, sem freqüências conhecidas: prurido generalizado, ginecomastia, cefaleia, tontura, distúrbios do sono, ansiedade, depressão.
2) Losartana
-Efeitos Dermatológicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): alopecia, dermatite, pele seca, equimose, eritema, rubor, fotosensibilidade, prurido, sudorese, rash e urticária.
-Efeitos Endócrinos/Metabólicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): gota.
-Efeitos Gastrointestinais:
Reação comum (>1/100 e < 1/10): diarréia e dispepsia.
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): efeitos gastrointestinais e digestivos (anorexia, constipação, dor de dente, paladar alterado, boca seca, flatulência, gastrite e vômito).
-Efeitos Musculoesqueléticos:
Reação comum (>1/100 e < 1/10): dor nas costas, dor nas pernas, câimbras musculares e mialgia.
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): dor no braço, dor no quadril, inchaço nas articulações, dor no joelho, dor no ombro, rigidez, artralgia, artrite, fibromialgia e fraqueza muscular.
-Efeitos Neurológicos:
Reação comum (>1/100 e < 1/10): astenia, tontura, e insônia.
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): ataxia, confusão, hipestesia, diminuição da memória, enxaqueca, parestesia, neuropatia periférica, distúrbio do sono, sonolência, tremor e vertigem.
-Efeitos Oftálmicos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): visão turva, ardor nos olhos, conjuntivite e diminuição da acuidade visual.
-Efeitos Psiquiátricos:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): ansiedade, depressão, distúrbios do sono, nervosismo e pânico.
-Efeitos Renais:
Reação incomum (>1/1.000 e < 1/100): noctúria, freqüência urinária e infecção do trato urinário.
-Efeitos no Aparelho Reprodutor:
Reação Incomum (>1/1.000 e < 1/100): diminuição da libido e impotência.
-Efeitos Respiratórios:
Reação Comum (>1/100 e < 1/10): tosse, congestão nasal, transtorno da cavidade sinusal e sinusite. Reação incomum (> 1/1.000 e < 1/100): dispnéia, bronquite, rinite e congestão respiratória.
– Efeitos Cardiovasculares:
Reação incomum (> 1/1.000 e < 1/100): angioedema.
A literatura cita ainda as seguintes reações adversas, sem freqüências conhecidas: anemia, redução do número de plaquetas no sangue, hepatite, tontura, distúrbios do sono, aumento do potássio sanguíneo e eliminação excessiva de sódio pela urina durante o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária–NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Anlodipino e Losartan – Posologia

Como a absorção de besilato de anlodipino + losartana potássica não é afetada pela ingestão de alimentos, pode ser administrado antes ou após as refeições.
Recomenda-se iniciar a terapêutica com besilato de anlodipino + losartana potássica com a menor dose (2,5 mg + 50 mg) e reajustar, conforme necessário. Seu efeito máximo é observado em cerca de 3 a 6 semanas após o início da terapia.
Dependendo da resposta e do objetivo terapêutico, a dose poderá ser alterada para besilato de anlodipino + losartana potássica 5 mg + 50mg/dia ou 5mg+100 mg/dia.
Insuficiência hepática: recomenda-se cautela ao se administrar besilato de anlodipino + losartana potássica nestes pacientes, devido à meia- vida do anlodipino estar prolongada nestes casos e por um aumento da meia-vida de losartana.
Insuficiência renal: não há necessidade de ajuste inicial de besilato de anlodipino/losartana potássica para pacientes com disfunção renal, porém recomenda-se cautela na titulação de doses nessa população em consequência da inibição do sistema renina-angiotensina.
O besilato de anlodipino + losartana potássica deve ser deglutido por via oral com um pouco de água. Não há estudos que tenham avaliado a administração do medicamento por outras vias de administração que não a oral. O risco de administração por uma via não recomendada é a falta de obtenção do efeito terapêutico ou a ocorrência de reações adversas.

Este medicamento não deve ser aberto.

Super dosagem

Devido à vasodilatação, podem ocorrer hipotensão grave e taquicardia. Em caso de superdosagem recente, recomenda-se lavagem gástrica e medidas gerais de suporte (monitorização cardíaca e respiratória, aferições frequentes da pressão arterial), infusão de fluidos e substâncias vasopressoras.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Caracteristicas farmalogicas

besilato de anlodipino + losartana potássica é a combinação dos dois anti-hipertensivos, os quais apresentam ações complementares e sinérgicas.

Farmacodinâmica:
A losartana potássica é um antagonista do receptor (tipo AT1) da angiotensina II. A angiotensina II, um potente vasoconstritor, é o principal hormônio ativo do sistema renina-angiotensina e o maior determinante da fisiopatologia da hipertensão. A angiotensina II liga-se ao receptor AT1 encontrado em muitos tecidos (por exemplo, músculo vascular liso, glândulas adrenais, rins e coração) e desencadeia várias ações biológicas importantes, incluindo vasoconstrição e liberação de aldosterona. A angiotensina II também estimula a proliferação de células da musculatura lisa. Um segundo receptor da angiotensina II foi identificado como subtipo AT2, mas sua função na homeostase cardiovascular é desconhecida. A losartana é um composto sintético potente, ativo por via oral. Em bioensaios de ligação e farmacológicos, liga-se seletivamente ao receptor AT1. In vitro e in vivo, tanto a losartana quanto seu metabólito ácido carboxílico farmacologicamente ativo (E- 3174) bloqueiam todas as ações fisiologicamente relevantes da angiotensina II, sem levar em consideração sua fonte ou via de síntese.
Diferentemente de alguns antagonistas peptídicos da angiotensina II, a losartana não tem efeitos agonistas.
A losartana liga-se seletivamente ao receptor AT1 e não se liga ou bloqueia outros receptores de hormônios ou canais iônicos importantes na regulação cardiovascular. Além disso, a losartana não inibe a ECA (cininase II), a enzima que degrada a bradicinina. Conseqüentemente, os efeitos nãorelacionados diretamente ao bloqueio do receptor AT1, como a potencialização dos efeitos mediados pela bradicinina ou o desenvolvimento de edema (losartana: 1,7%; placebo: 1,9%), não estão associados à losartana.
O anlodipino é um antagonista dos canais de cálcio, quimicamente diferente de sua classe (diidropiridínicos), caracterizado por sua capacidade de associação e dissociação com o sítio de ligação do receptor e conseqüente início gradual de ação. Atua diretamente na musculatura lisa vascular, causando redução da resistência vascular periférica e diminuição da pressão arterial. Como outros antagonistas dos canais de cálcio, em pacientes com função ventricular normal ocorre um discreto aumento na freqüência cardíaca, sem influência significativa na pressão diastólica final de ventrículo esquerdo. Estudos demonstraram que o anlodipino não está associado a um efeito inotrópico negativo quando administrado na dose terapêutica, mesmo coadministrado com bloqueadores. Não produz alteração na função nodal sinoatrial ou atrioventricular.

Farmacocinética:
A losartana potássica, após a administração oral, é bem absorvida e sofre metabolismo de primeira passagem, formando um metabólito ativo do ácido carboxílico e outros metabólitos inativos. A biodisponibilidade sistêmica dos comprimidos de losartana é de aproximadamente 33%. As concentrações máximas médias de losartana e de seu metabólito ativo são alcançadas em 1 hora e em 3 a 4 horas, respectivamente. Não houve efeito clinicamente significativo no perfil da concentração plasmática de losartana quando o fármaco foi administrado com uma refeição padronizada. O anlodipino é bem absorvido por via oral, atingindo picos plasmáticos entre 6 e 9 horas. Liga-se em cerca de 93% às proteínas plasmáticas. Sua biodisponibilidade absoluta é estimada entre 64 e 90%, não sendo alterada pela alimentação. Aproximadamente 90% do anlodipino é convertido em metabólitos inativos, via metabolismo hepático. Sua eliminação do plasma é bifásica, apresentando meia-vida de eliminação de 35 a 50 horas. Os níveis plasmáticos estabilizados são atingidos após o sétimo ou oitavo dia de tratamento. Com administração oral diária crônica, a efetividade anti-hipertensiva é mantida por pelo menos 24 horas.

Resultados de eficacia

Um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego e comparativo avaliou a eficácia e a tolerabilidade, em médio e longo prazos da combinação fixa de anlodipino e losartana em pacientes hipertensos primários estágios 1 e 2, comparando-os com esquemas terapêuticos em monoterapia com anlodipino e losartana (Estudo: Combinação de Anlodipino e Losartana no Tratamento da Hipertensão
Arterial).
A eficácia anti-hipertensiva foi avaliada através de dois critérios diferentes de normalidade da pressão arterial: Pressão Arterial Diastólica (PAD) ≤ 90 mmHg e PAD ≤ 85 mmHg, sendo esse último utilizado como parâmetro para indicar titulação da dose dos medicamentos em estudo. O efeito hipotensor dos três esquemas terapêuticos foi avaliado tanto pela pressão de consultório como pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Foi avaliada também a influência desses tratamentos sobre o metabolismo da glicose e dos lípides. Foram selecionados 204 pacientes alocados nos três braços do estudo e, 198 pacientes fizeram parte das análises de eficácia e tolerabilidade, sendo 66 alocados a cada um dos braços do estudo.
Após um período de três semanas de suspensão da medicação anti-hipertensiva prévia (semana 0), pacientes hipertensos primários estágio 1 e 2, de ambos os sexos, com idade entre 21 e 70 anos de idade, que obedeciam aos critérios de inclusão e exclusão do estudo, foram alocados de forma randomizada e duplo-cega para tratamento com a combinação fixa de anlodipino e losartana na dose inicial de 2,5/50 mg /uma vez ao dia ou anlodipino 5 mg/dia, ou ainda losartana 50 mg/dia durante seis semanas. Ao final da sexta semana de tratamento, os pacientes que haviam alcançado a meta de redução da pressão arterial (PAD ≤ 85 mmHg) continuavam a receber a medicação na mesma dosagem por seis semanas adicionais. Já pacientes com valores da PAD > 85 mmHg tiveram a dosagem da medicação das próximas seis semanas de seguimento aumentada para 5,0/100 mg no caso da combinação fixa, 10 mg no grupo anlodipino isolado e 100 mg para os pacientes tratados apenas com a losartana, sendo novamente reavaliados na 12ª semana do estudo. Ao final da 12ª semana de tratamento, somente os pacientes que se beneficiaram do esquema terapêutico a que estavam submetidos (obtiveram normalização pressórica definida como PAD ≤ 85 mmHg ou apresentaram redução da PAD ≥ 10 mmHg) entraram de forma voluntária na fase de extensão duplo cega do estudo por mais quarenta semanas, sendo avaliados a cada oito semanas no tocante à eficácia anti-hipertensiva e tolerabilidade.
a) Eficácia anti-hipertensiva em médio prazo: a pressão arterial dos três grupos que era semelhante no período basal reduziu-se significativamente já a partir da terceira semana de tratamento nos três grupos (p < 0,001 versus semana 0) e atingiu ao final da 12ª semana valores semelhantes nos grupos tratados com o anlodipino isolado e com a combinação fixa de anlodipino e losartana (135,4 ± 12,2 / 85,7 ± 7,0 mmHg e 134,6 ± 15,0 / 86,2 ± 9,4 mmHg, respectivamente). Já nos pacientes tratados somente com a losartana, a redução da pressão arterial, embora significante, foi menor, atingindo ao final das doze semanas de tratamento valores de 143,1 ± 15,3 / 91,3 ± 9,7 mmHg (p < 0,04 versus anlodipino + losartana). Na 12ª semana de tratamento, a média das doses de cada regime terapêutico era: 8,8 mg/dia; 91,1 mg/dia e 4,1+86,2 mg/dia, respectivamente, para os grupos anlodipino, losartana e combinação fixa de anlodipino e losartana (figura 1).
Dos 66 pacientes tratados com a combinação fixa de anlodipino e losartana, 48 (72,7%) alcançaram PAD < 90 mmHg ao final da 12ª semana do estudo, e desses em 35 (53%) a PAD foi inferior ou igual a 85 mmHg. À semelhança do observado na medida de consultório, a redução da pressão arterial na Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) nos pacientes tratados somente com a losartana, embora significativa, foi menor (P < 0,001) que a observada nos dois outros grupos do estudo. O efeito anti-hipertensivo dos três regimes terapêuticos foi adequado, mantido nas 24 horas, uma vez que a relação vale-pico calculada foi superior a 50% nos três regimes, sendo, respectivamente, 76,7% para a combinação fixa, 92,1% para o anlodipino, e 60,1% para a losartana (figura 2).
b) Eficácia em longo prazo: dos 198 pacientes que participaram da fase inicial do estudo, 120 foram considerados na análise de eficácia dos três regimes terapêuticos em longo prazo, e desses, 109 completaram o estudo. A redução da pressão arterial obtida com a combinação fixa de anlodipino e losartana observada na fase inicial do estudo manteve-se pelo período de um ano de seguimento, não diferindo do comportamento da pressão arterial do grupo anlodipino isolada que também se manteve igualmente reduzida nas 52 semanas de tratamento. À semelhança do observado na fase inicial do tratamento, a redução da pressão arterial em longo prazo no grupo losartana isolada foi significativamente menor que nos demais grupos. Observou-seem longo prazo perda significativa da eficácia anti-hipertensiva especialmente nos grupos tratados somente com losartana (de 79,3% para 51,7%) ou anlodipino (de 97,7% para 75%). Já nos pacientes tratados com a combinação fixa de anlodipino e losartana, a perda de eficácia em longo prazo foi muito menor (de 93,6% para 87,2%) que a observada com os outros dois regimes terapêuticos (figura 3) O grau de redução das pressões arteriais sistólica e diastólica durante as 24 horas, na vigília e durante o sono, observado após doze semanas de tratamento, manteve-se no mesmo patamar nos MAPAs realizadas nesses pacientes na 32ª e na 52ª semanas do estudo, confirmando desse modo a manutenção do controle pressórico em longo prazo.
A combinação fixa não alterou os metabolismos da glicose e dos lípides tanto em médio quanto em longos prazos.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz e da umidade.
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.
Atenção: não armazenar este produto em locais quentes e úmidos (ex.: banheiro, cozinha, carros, etc.).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas:
besilato de anlodipino + losartana potássica 2,5 mg + 50mg apresenta-se na forma de cápsula gelatina dura, na cor creme no corpo e laranja na tampa, contendo granulado na cor branco a quase branco e comprimido na cor amarela.
besilato de anlodipino + losartana potássica 5 mg + 50 mg apresenta-se na forma de cápsula gelatina dura, na cor branca no corpo e azul na tampa, contendo granulado na cor branco a quase branco e comprimido na cor verde.
besilato de anlodipino + losartana potássica 5 mg + 100 mg apresenta-se na forma de cápsula gelatina dura, na cor branca no corpo e azul na tampa, contendo granulado na cor branco a quase branco e comprimido na cor verde.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Reg. MS nº 1.0235.1130
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio – CRF- SP n° 19.710
EMS S/A
Rod. Jornalista F.A. Proença, Km 08
Bairro Chácara Assay
Hortolândia/SP – CEP: 13186-901
CNPJ: 57.507.378/0003-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA

Anlodipino e Losartan – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Besilato de anlodipino + losartana potássica é destinado ao tratamento de hipertensão arterial (pressão alta).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Besilato de anlodipino + losartana potássica reduz a pressão arterial através da ação de dois agentes: um antagonista do receptor da angiotensina II (losartana potássica) e um antagonista dos canais de cálcio (besilato de anlodipino). A ação desses dois componentes se faz de maneira sinérgica, com a losartana bloqueando as ações da angiotensina II, que tem uma potente ação de vasoconstrição (contração dos vasos) e exerce importante papel na regulação da pressão arterial pelo rim, e o anlodipino que tem efeito de dilatação nos vasos arteriais da circulação periférica. A ação conjunta dos dois medicamentos contribui para reduzir a pressão arterial e mantê-la em níveis normais. Com administração oral diária crônica, a efetividade anti-hipertensiva é mantida por pelo menos 24 horas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O uso do Besilato de anlodipino + losartana potássica é contraindicado se você apresenta hipersensibilidade (alergia) ao anlodipino, à losartana potássica ou aos demais componentes da fórmula.
Besilato de anlodipino + losartana potássica é contraindicado em pacientes com hiperpotassemia (elevação dos níveis de potássio no sangue), em pacientes que necessitem de cirurgia com anestesia geral e em pacientes portadores de estenose da artéria renal (estreitamento significativo de uma ou ambas artérias dos rins,
prejudicando a circulação para os rins). A losartana potássica não deve ser administrada com alisquireno em pacientes com diabetes.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você possui histórico de disfunção hepática (fígado) informe seu médico, pois em geral há necessidade de ajuste de doses.
Deve-se ter precaução em pacientes com hipotensão (pressão baixa) ou que possam estar propensos à hipotensão (por exemplo, durante o uso de diuréticos).
É recomendado ter cuidado se você possui doença coronariana grave (causada pela obstrução total ou parcial das artérias impedindo a circulação sanguínea ideal, no coração), doença da válvula aórtica do coração, doença que cursa com hipertrofia da musculatura cardíaca (miocardiopatia hipertrófica) e/ou no caso de ocorrência de cirurgia com anestesia, pois pode ocorrer queda importante da pressão arterial. Se você já apresentou ou faz tratamento para doenças que afetem os rins, informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica.

Uso na gravidez e lactação:
Embora não haja experiência com a utilização de besilato de anlodipino + losartana potássica em mulheres grávidas, estudos realizados com losartana potássica em animais demonstraram danos e morte do feto e do recém-nascido; acreditasse que isso ocorra por um mecanismo farmacologicamente mediado pelos efeitos no sistema reninaangiotensina e este risco aumenta se losartana potássica for administrado durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez.
Podem ocorrer potenciais complicações maternas como o oligoidrâmnio (redução de líquido na bolsa amniótica) e fetais como, deformação craniana, anúria (parada de eliminação de urina), hipotensão, insuficiência renal e morte.
Quando houver suspeita ou confirmação de gravidez, deve-se descontinuar o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica o mais rapidamente possível.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Não se sabe se a losartana e o anlodipino são excretados no leite humano. Uma vez que muitos fármacos são excretados no leite humano e devido ao potencial de efeitos adversos no lactente, deve-se optar por suspender a amamentação ou o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica, levando-se em consideração a importância do fármaco para a mãe.

Dirigir e operar máquinas: não há dados que sugiram que losartana potássica e anlodipino afeema a habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Se você estiver utilizando outros medicamentos, podem ocorrer interações entre as ações dos mesmos com gravidade variável. A seguir são descritas as principais interações medicamentosas dos componentes de besilato de anlodipino + losartana potássica de acordo com o potencial de gravidade:

1) Interações com Anlodipino a) Gravidade: Maior
-Podem provocar alterações da frequência cardíacas, da condução do estímulo cardíaco ou aumentar o risco de cardiotoxicidade: dantrolene, droperidol.
-Podem provocar hipercalemia (aumento dos níveis de postássio): amiodarona, atazanavir
-Podem provocar queda de pressão arterial: fentanil.
-Podem influenciar as concentrações plasmáticas dos medicamentos com risco de aumento de efeitos adversos ou alteração de eficácia: telaprevir, claritromicina, sinvastatina, tegafur,
carbamazepina, dabarafenibe, clopidogrel, Erva de São João (Hypericum perforatum) e domperidona
b) Gravidade: Moderada
-Podem aumentar o risco de queda de pressão arterial ou redução de frequência cardíaca: betabloqueadores
(ex: acebutolol, alprenolol, amprenavir, atenolol, bisoprolol, bucindolol, buflomedil,
carvedilol, conivaptan, ciclosporina, dalfopristin,, esmolol, labetalol, metoprolol, nadolol, nebivolol, pindolol, propranolol, sotalol, timolol.), dalfopristin.
-Podem influenciar as concentrações plasmáticas e/ou aumentar o risco de efeitos adversos:
conivaptan, ciclosporina, dalfopristina, quinupristina, fluconazol, cetoconazol, itraconazol, indinavir, delavirdina, fosamprenavir, ritonavir, rifapentina, saquinavir, posaconazol, voriconazol, ephedra (Ma Huang), óleo de menta, yoimbina, suco de grapefruit (toranja).

c) Gravidade: Menor
-Podem aumentar o risco de hemorragia gastrintestinal: anti-inflamatórios não hormonais (ex: dexcetoprofeno, diclofenaco, diflunisal, dipirona, ibuprofeno, indometacina, cetoprofeno, cetorolaco, lornoxicam, meclofenamato, meloxicam, nabumetona, naproxeno, nimesulida, oxifenbutazona, fenilbutazona, piroxicam, sulindaco, tenoxicam).

2) Interações com losartana
Podem provocar maior risco de hipotensão, síncope, alterações de função renal e hipercalemia:
Inibidores da Enzima de conversão da Angiotensina I (IECAs), alisquireno (contraindicado uso em conjunto).

-Podem influenciar as concentrações plasmáticas e/ou aumentaro risco de efeitos adversos:lítio,dabrafenibe, primidona, carbamazepina,crizotinibe, piperacina.

b) Gravidade: Moderada
-Podem reduzir os efeitos anti-hipertensivos e aumentar o risco de insuficiência renal: celocoxibe, diclofenaco, diflunisal, dipirona, ibuprofeno, indometacina, cetoprofeno, cetorolaco, lornoxicam, meloxicam, naproxeno, nimesulida, fenilbutazona, piroxicam, rofecoxibe, tenoxicam, valdecoxibe.
-Podem aumentar o risco de hipercalemia: eplerenona, potássio, espironolactona, triantereno,
amilorida, canrenoato.
– Podem influenciar as concentrações plasmáticas dos medicamentos: fluconazol, indometacina, rifampicina, ácido flufenâmico, ácido mefenâmico, ácido niflumico, ácido tiaprofênico.
c) Gravidade: Menor
– Podem reduzir a da eficácia dos antagonistas dos receptores da angiontesina II: ephedra (Ma Huang), yoimbina, suco de grapefruit (toranja).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz e da umidade. Atenção: não armazenar este produto em locais quentes e úmidos (ex.: banheiro, cozinha, carros, etc.).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas:
besilato de anlodipino + losartana potássica 2,5 mg + 50mg apresenta-se na forma de cápsula gelatina dura, na cor creme no corpo e laranja na tampa, contendo granulado na cor branco a quase branco e comprimido na cor amarela.
besilato de anlodipino + losartana potássica 5 mg + 50 mg apresenta-se na forma de cápsula gelatina dura, na cor branca no corpo e azul na tampa, contendo granulado na cor branco a quase branco e comprimido na cor verde.
besilato de anlodipino + losartana potássica 5 mg + 100 mg apresenta-se na forma de cápsula gelatina dura, na cor branca no corpo e azul na tampa, contendo granulado na cor branco a quase branco e comprimido na cor verde.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto do medicamento, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Besilato de anlodipino + losartana potássica pode ser administrado antes ou após as refeições, devendo ser deglutido junto com um pouco de água.
Em geral, o tratamento inicial é feito com besilato de anlodipino + losartana potássica na menor dose (2,5 mg + 50 mg) que será reajustada, conforme avaliação de seu médico. Seu efeito máximo é observado em cerca de 3 a 6 semanas após o início do tratamento.
Dependendo da resposta e do objetivo terapêutico, a dose poderá ser alterada para besilato de anlodipino + losartana potássica 5 mg + 50mg/dia ou 5mg+100 mg/dia.

Insuficiência hepática: é recomendado cuidado ao se administrar besilato de anlodipino + losartana potássica, devido ao tempo de efeito do anlodipino estar prolongado nestes casos e por um aumento do tempo de efeito da losartana.
Se você sofre de disfunção renal deve informar esta situação ao médico que fará o ajuste necessário de dosagem.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser aberto.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você esqueça de tomar uma dose de besilato de anlodipino + losartana potássica, deverá fazer uso da mesma assim que lembrar, salvo se o horário da próxima dose já estiver muito próximo. Em nenhuma hipótese a dose de besilato de anlodipino + losartana potássica deverá ser dobrada em função do esquecimento de uma das tomadas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Por se tratar de uma combinação, besilato de anlodipino + losartana potássica pode causar reações adversas comuns a uma ou às duas substâncias desta combinação. Em um estudo clínico realizado com o medicamento, as reações adversas mais freqüentes foram o edema de membros inferiores e cefaléia (dor de cabeça).
A seguir são listadas as reações adversas mais freqüentes com os componentes de besilato de anlodipino + losartana potássica, conforme os seguintes parâmetros de frequência:

1) Anlodipino
Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): inchaço periférico, rubor (vermelhidão).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): rubor facial (vermelhidão), edema periférico (comum na dose 2,5 mg por dia), rash (erupção na pele), dor
abdominal, anorexia, náusea, constipação gastrointestinal, dor muscular (câimbras), falta de ar e tosse.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): palpitações, alterações na frequência cardíaca, descoloração da pele, vergões vermelhos na pele, pele seca, redução de pelos, dermatite ou sensação de pele fria, manchas vermelhas, dor nas articulações, artrose, dor muscular (mialgia), apatia, amnésia, agitação, perda de sensibilidade, dormência, tremor, vertigem, insônia, sonhos anormais, visão anormal, dor no olho, conjuntivite, visão dupla dos objetos, olho seco, alterações na acomodação visual, sensação de ruído leve, frequência aumentada da urina, urina noturna.

Reação rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
hiperplasia gengival A literatura cita ainda as seguintes reações adversas, sem freqüências conhecidas: prurido generalizado, ginecomastia (crescimento das mamas nos homens), dor de cabeça, tontura, distúrbios do sono, ansiedade, depressão.

2) Losartana
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tosse, congestão nasal, alteração da cavidade sinusal e sinusite, diarréia, dor no estômago, dor nas costas, dor nas pernas, câimbras musculares, dores musculares, fraqueza, tontura, insônia.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): redução de pêlos ou cabelos, dermatite, pele seca, equimose, eritema, rubor, sensibilidade a luz, coceira, sudorese, erupção na pele, gota, efeitos gastrointestinais e digestivos, dor no braço, dor no quadril, inchaço nas articulações, dor no joelho, dor no ombro, rigidez, dor nas articulações, artrite, fibromialgia (dor muscular com pontos sensíveis que dura longos períodos), fraqueza muscular, falta de coordenação dos movimentos, confusão, dormência, diminuição da memória, enxaqueca, sensações falsas da pele (perda de sensibilidade), perda da sensação do toque, distúrbios do sono, sonolência, tremor, vertigem, visão turva, ardor nos olhos, conjuntivite, diminuição da nitidez da visão, ansiedade, depressão, nervosismo, pânico, urina noturna, frequência urinária, infecção urinária, diminuição da libido, impotência, falta de ar, bronquite, rinite, congestão respiratória e inchaço por baixo da pele.
A literatura cita ainda as seguintes reações adversas, sem frequências conhecidas: anemia, redução do número de plaquetas no sangue, hepatite, tontura, distúrbios do sono, aumento do potássio sanguíneo e eliminação excessiva de sódio pela urina durante o tratamento com besilato de anlodipino + losartana potássica.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em caso de superdosagem recente, recomenda-se procurar imediatamente um serviço de emergência, informando, se possível, o horário da utilização e o número de cápsulas ingeridas. Devido às ações dos seus componentes podem ocorrer hipotensão grave e taquicardia.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Data da bula

16/08/2017