Diclofenaco sódico colírio

Diclofenaco sódico Colírio com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Diclofenaco sódico Colírio têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Diclofenaco sódico Colírio devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Diclofenaco sódico Colírio

Solução oftálmica: frasco plástico conta-gotas contendo 5ml de solução oftálmica estéril. Pomada oftálmica: tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril. SOLUÇÃO OFTÁLMICA Cada ml contém: 1,0 mg de diclofenaco sódico. Veículo: ácido bórico; trometamina; óleo de castor polietoxilado; edetato dissódico; sulfito de sódio; digluconato de clorexidina e água purificada q.s.p. POMADA OFTÁLMICA Cada g contém: 1,0 mg de diclofenaco sódico. Veículo: óleo de castor polietoxilado; colesterina; lanolina; vaselina sólida; cera microcristalina; metilparabeno e propilparabeno como conservantes.

Diclofenaco sódico Colírio – Indicações

Reações inflamatórias do segmento anterior do globo ocular: conjuntivite crônica, ceratoconjuntivite, afecções póstraumáticas dolorosas da córnea e conjuntiva, no pré e pós-operatório de cirurgia ocular, úlceras marginais da córnea, ceratite fotoelétrica e episclerite. Adjuvante no tratamento da inflamação na ceratite do estroma corneano por herpes.

Contra indicações de Diclofenaco sódico Colírio

Não é indicado para crianças abaixo de 14 anos. Com exceção de casos de artrite juvenil crônica Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pacientes com crises de asma, urticária ou rinite precipitadas por AAS ou outros agentes antiinflamatórios não esteróides.

Advertências

Precauções Não foram realizados estudos sobre a utilização deste produto na gravidez, lactação ou em crianças. Deve ser administrado com cautela em pacientes com lesões gastrintestinais ativas ou história de lesões gastrintestinais recorrentes. Recomenda-se aos usuários de lentes de contato suspender o seu uso durante o tratamento com Still (diclofenaco sódico). Advertências • A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.

Interações medicamentosas de Diclofenaco sódico Colírio

Para evitar possíveis interações medicamentosas entre Still (diclofenaco sódico) e outros produtos de uso ocular, em caso de necessidade de aplicação de mais de um medicamento, recomenda-se observar um intervalo de 15 minutos entre a aplicação das diferentes preparações.

Reações adversas / efeitos colaterais de Diclofenaco sódico Colírio

Ocasionalmente, pode ocorrer sensação de ardor ou irritação transitória imediatamente após a aplicação.

Diclofenaco sódico Colírio – Posologia

A dose deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a gravidade da inflamação. Solução oftálmica: instilar 1 gota no saco conjuntival, 4 a 5 vezes por dia. Pomada oftálmica: aplicar pequena quantidade no saco conjuntival, 2 a 3 vezes por dia. Para maior comodidade, pode-se utilizar a forma de solução oftálmica durante o dia e pomada à noite, ao deitarse.

Super dosagem

Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente, for ingerido, beber bastante líquido para diluir, ou procurar orientação médica.

Caracteristicas farmalogicas

O diclofenaco sódico é um agente antiinflamatório não esteróide, derivado do ácido fenilacético. Age através da inibição da síntese de prostaglandinas, importantes mediadores envolvidos nas reações inflamatórias de várias etiologias e no mecanismo de produção da dor. Estudos realizados com o diclofenaco sódico 0,1%, em aplicação tópica, mostraram sua eficiência no alívio dos processos inflamatórios do segmento anterior do olho e para prevenir a inflamação pós-operatória, quando aplicado antes de cirurgia ocular.

Resultados de eficacia

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes Idosos Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias. Crianças A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.

Armazenagem

o produto deve ser mantido a temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e ao abrigo da luz. Para manter a esterilidade, evite o contato da ponta do frasco ou tubo com outras superfícies. • Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Após a abertura do frasco ou do tubo, o produto deve ser utilizado no prazo máximo de 30 dias.

Dizeres legais

MS – 1.0147.0090 Farm. Resp.: Dra Flávia Regina Pegorer CRF-SP nº 18.150 Qualidade e Tradição a Serviço da Oftalmologia Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA Av. Guarulhos, 3272 – CEP 07030-000 – Guarulhos -SP CNPJ 43.426.626/0009-24 Indústria Brasileira Marca Registrada

Diclofenaco sódico Colírio – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Sep 16 2008 12:00AM