Pentoxifilina compr 600

Pentoxifilina Compr 600 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Pentoxifilina Compr 600 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Pentoxifilina Compr 600 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Pentoxifilina Compr 600

Comprimidos revestidos de liberação prolongada de 400 mg.
Embalagem contendo 20, 30 ou 500 (EMB HOSP) comprimidos revestidos de liberação prolongada de 400mg. Embalagens FRACIONÁVEIS contendo 60 ou 90 comprimidos de liberação prolongada de 400mg.

Pentoxifilina Compr 600 – Indicações

Doenças oclusivas arteriais periféricas e distúrbios arterio-venosos de natureza aterosclerótica ou diabética (ex.: claudicação intermitente, dor em repouso) e distúrbios tróficos (úlceras nas pernas e gangrena).
Alterações circulatórias cerebrais (sequelas de arteriosclerose cerebral, tais como dificuldade na concentração, vertigem, comprometimento da memória), estados isquêmicos e pós-apopléticos.
Distúrbios circulatórios do olho ou ouvido interno, associados a processos vasculares degenerativos e a comprometimento da visão ou audição.

Contra indicações de Pentoxifilina Compr 600

Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes com:
-Hipersensibilidade a pentoxifilina, à outras metilxantinas ou a algum de seus excipientes;
-Hemorragias cerebrais maciças (risco de aumento da hemorragia);
-Hemorragia retiniana extensa (risco de aumento da hemorragia);
-Gravidez;

Advertências

É necessária uma cuidadosa monitorização em pacientes com:
-Arritmia cardíaca grave (risco de deterioração das arritmias);
-Infarto do miocárdio (aumento do risco pré-existente de arritmia cardíaca e diminuição da pressão arterial);
-Hipotensão (risco de redução adicional da pressão arterial, vide “Posologia”),
-Comprometimento da função renal e clearance de creatinina inferior a 10 mL/min (risco de acúmulo e aumento de reações adversas) – vide “Posologia”;
-Comprometimento severo da função hepática (risco de acumulação e aumento do risco de reações adversas), vide “Posologia”;
-Tendência aumentada à hemorragia devido, por exemplo, ao uso de medicamentos anticoagulantes ou distúrbios na coagulação (risco de aumentar a gravidade de hemorragia). Ver também “Contraindicações”.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: são insuficientes os dados de estudo deste medicamento na gestação. Portanto, não deve ser usado durante a gestação.
A pentoxifilina é excretada no leite materno em pequenas quantidades, mas por não existirem dados suficientes, o médico deve avaliar cuidadosamente o risco/benefício antes de administrar este produto em mulheres que estejam amamentando.
PEDIATRIA: não de dispõe de experiência sobre o uso de Pentoxiflina em crianças.

Interações medicamentosas de Pentoxifilina Compr 600

Quando administrado concomitantemente com agentes anti-hipertensivos (ex. inibidores da ECA) e outras substâncias que diminuem a pressão arterial (ex. nitratos), pentoxiflina pode potencializar a ação destes.
O efeito hipoglicemiante da insulina ou dos antidiabéticos orais pode ser potencializado (risco aumentado de hipoglicemia). Portanto, pacientes com diabetes mellitus sob medicação devem ser cuidadosamente monitorizados.
Em alguns pacientes, a administração concomitante da pentoxifilina e teofilina pode aumentar os níveis plasmáticos de teofilina. Isto pode levar a um aumento ou intensificação dos efeitos adversos associados à teofilina.

Reações adversas / efeitos colaterais de Pentoxifilina Compr 600

Especialmente quando é administrado em altas doses, este medicamento pode provocar, frequentemente flush (rubor facial com sensação de calor), distúrbios gastrintestinais tais como sensação de pressão ou de peso no epigástrio, náusea, vômito ou diarreia. Pode ocorrer, ocasionalmente, arritmia cardíaca (ex. taquicardia).
Podem ocorrer, ocasionalmente, prurido, ertitema e urticária e, em casos isolados, reação anafilática / anafilactoide acompanhada de, por ex., edema angioneurótico, broncoespasmo e às vezes, até mesmo insuficiência circulatória (choque). Aos primeiros sinais de reação anafilática / anafilactoide, o uso de pentoxifilina comprimidos revestidos deve ser descontinuado imediatamente e um médico deve ser informado.
Podem ocorrer ocasionalmente vertigem, cefaleia, agitação e distúrbios do sono e, em casos isolados, colestase intra-hepática e elevação das transaminases.
Raramente pode ocorrer angina pectoris, hipotensão e, principalmente em pacientes com tendência à hemorragia, sangramentos (por ex. na pele e/ou mucosa, no estômago e/ou intestino) e, em casos isolados, trombocitopenia.
Consulte um médico caso ocorra qualquer reação indesejada.
Em função de algumas reações adversas a medicamentos (por ex. reação anafilática ou anafilactoide) poderem, sob certas substâncias, levar ao risco de vida, é essencial que o médico seja informado imediatamente se reações repentinas ou graves ocorrerem, e de forma alguma continue a tomar a medicação sem orientação médica.

Pentoxifilina Compr 600 – Posologia

A princípio, a posologia e o modo de administração são baseados no tipo e na gravidade do distúrbio circulatório e na tolerância individual do paciente ao medicamento.
A posologia é, geralmente, baseada nas seguintes orientações e é determinada pelo médico de acordo com as necessidades individuais.
A dose usual é de um comprimido revestido de liberação prolongada de pentoxifilina 400 mg, duas ou três vezes ao dia, ingerido inteiro, após as refeições, com um pouco de líquido (aproximadamente 1/2 copo de água).
Em pacientes com comprometimento importante da função renal (clearance de creatinina abaixo de 30 mL/min), pode ser necessário reduzir a dose diária em 30% a 50 %. A redução precisa implementada irá variar de acordo com a tolerância do paciente ao medicamento.
Em pacientes com comprometimento severo da função hepática, é necessária uma redução da dose, de acordo com a tolerância individual.
O tratamento deve ser iniciado com baixas doses em pacientes com hipotensão ou em pacientes cuja circulação é instável, assim como em pacientes que apresentam risco especial decorrente de uma redução da pressão arterial (por ex., pacientes com doença coronariana grave ou estenose relevante dos vasos sanguíneos que nutrem o cérebro); em tais casos, a dose deve ser aumentada somente de forma gradual. Não se dispõe de experiência sobre o uso de pentoxifilina em crianças.
Na ocorrência de passagem acelerada pelo intestino e estômago (exemplo: diarreia, uso de laxativos ou diminuição cirúrgica do intestino) pode haver excreção de fragmentos residuais do comprimido; nestes casos, consulte seu médico.

Super dosagem

O tratamento médico é necessário em caso de superdosagem; portanto, informe seu médico em caso de suspeita de superdosagem.
Os sintomas iniciais de superdosagem com pentoxifilina podem ser náusea, vertigem, taquicardia ou hipotensão. Além disso, podem ser observados sinais como febre, agitação, rubor, perda de consciência, arreflexia, convulsões tônico-clônicas e, como sinal de hemorragia gastrintestinal pode ocorrer vômito tipo “borra de café”.
Ainda não existe antídoto específico conhecido para a pentoxifilina. Caso haja ingestão recente, pode-se tentar prevenir a absorção sistêmica do ingrediente ativo para eliminação primária do fármaco (ex. lavagem gástrica) ou pelo atraso de sua absorção (ex.: carvão ativado).
O tratamento da superdosagem aguda e a prevenção de complicações podem.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Registro M.S. nº 1.0235.0496
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF-SP nº 19.710

Registrado por: EMS S/A.
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 – Hortolândia/SP
CNPJ: 57.507.378/0003-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA

Pentoxifilina Compr 600 – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

21/06/2017