Reações adversas clindoxyl

CLINDOXYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLINDOXYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLINDOXYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações adversas a medicamentos (RAMs) estão resumidas abaixo para clindomicina/peróxido de benzoíla tópica como uma combinação incluindo qualquer RAMs adicional que foi relatada para os ingredientes ativos sozinhos, peróxido de benzoíla ou clindamicina.
As reações adversas estão listadas pelo sistema de classificação de órgão MedDRA e por frequência. As frequências estão definidas como: muito comum (≥1/10), comum (≥1/100 e <1/10), incomum (≥1/1,000 e <1/100), rara (≥1/10,000 e <1/1,000) e muito rara (<1/10,000).

– Dados de estudos clínicos
A segurança e eficácia do gel de clindamicina 1% / peróxido de benzoíla 5% foram avaliadas em cinco ensaios clínicos randomizados duplo-cegos com 1.319 pacientes (397 utilizando gel clindamicina 1% / peróxido de benzoíla 5%) com acne vulgar facial. Pacientes com 12 anos ou mais foram tratados uma vez por dia à noite por 11 semanas. Todas as RAMs relatadas com gel clindamicina 1% / peróxido de benzoíla 5% destes estudos estão representados na tabela a seguir:

Resumo das RAMs com gel CLN 1% / BPO 5% gel nos estudos clínicos controlados (N=397) (Estudos 1, 2, 3, 4 e 5).

Órgão** Muito comum Comum Incomum
Sistema nervoso*     Parestesia
Pele e tecido subcutâneo*

Eritema, descamação, ressecamento

(Geralmente relatada como “leve”

em termos de gravidade)

Ardência

Dermatite, prurido, rash eritematoso,

piora da acne

 



*No local da aplicação. ** MedDRA SOC

A tolerabilidade local
Durante os cinco ensaios clínicos com gel de clindamicina 1% / peróxido de benzoíla 5%, todos os pacientes foram avaliados para eritema facial, descamação, ardência, e ressecamento na seguinte escala: 0 = ausente, 1 = leve, 2 = moderado e 3 = grave. A porcentagem de pacientes que tiveram sintomas antes do tratamento (na linha de base) e durante o tratamento foram as seguintes:
Avaliação da tolerabilidade local para os indivíduos (n = 397) que utilizaram gel de clindamicina 1% / peróxido de benzoíla 5% durante os estudos de fase 3:

 

Antes do tratamento
(linha de base)

Durante o tratamento
  Leve Moderado Grave Leve Moderado Grave
Eritema 28% 3% 0 26% 5% 0
Descamação 6% <1% 0 17% 2% 0
Ardência 3% <1% 0 5% <1% 0
Ressecamento 6% <1% 0 15% 1% 0

 

 




– Dados Pós-Comercialização

Órgão* Raras
Sistema imunológico

Reações alérgicas, incluindo

hipersensibilidade e anafilaxia

Gastrointestinais

Colite (incluindo colite pseudomembranosa),

diarreia hemorrágica, diarreia, dores abdominais

Tecido cutâneo e subcutâneo** Urticária
Desordens gerais e alterações no local da aplicação

Reações no local da aplicação, incluindo

descoloração

 

 

 



* MedDRA SOC
**No local da aplicação.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.