Interações medicamentosas dormire

DORMIRE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DORMIRE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DORMIRE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Inibidores de Isoenzimas CYP3A4:
Cuidados devem ser tomados quando o midazolam é administrado concomitantemente com fármacos conhecidamente inibidores do sistema enzimático citocromo P450 3A4 (por exemplo: algumas drogas da classe dos antimicóticos azólicos, inibidores da protease, antagonista do canal de cálcio e antibióticos macrolídeos). Fármacos como a eritromicina, diltiazem, verapamil, cetoconazol, fluconazol e itraconazol mostraram aumentar significativamente o Cmax e a ASC do midazolam na administração do produto por via oral.
Essas interações de fármacos podem resultar em sedação aumentada e prolongada, devido diminuição no “clearance” plasmático do midazolam. Embora não estudados, os potentes inibidores do citocromo P450 3A4, o ritonavir e o nelfinavir, podem causar intensa e prolongada sedação e depressão respiratória devido a diminuição no “clearance” plasmático do midazolam. Portanto, necessita-se de atenção quando o Dormire solução oral é usado concomitantemente com estes fármacos. O ajuste das doses deve ser considerado e o possível prolongamento e intensidade do efeito deve ser previsto (Ver Farmacocinética).
Indutores de Isoenzimas CYP3A4:
Estudos em adultos, mostraram que os indutores do citocromo P450, tais como a rifampicina, carbamazepina e fenitoína induzem o metabolismo e causam um decréscimo acentuado no Cmax e na ASC do midazolam oral. Embora estudos clínicos não tenham sido realizados, no fenobarbital o efeito esperado é idêntico. Atenção é necessária, quando o DORMIRE solução oral é administrado a pacientes recebendo estes medicamentos devendo-se considerar o ajuste nas doses, se necessário.
Depressores do Sistema Nervoso Central:
Um caso foi relatado de inadequada sedação com hidrato de cloral e depois com midazolam oral, devido à possível interação com metilfenidato administrado cronicamente em garoto de 2 anos de idade com história de Síndrome de William.
A dificuldade em se conseguir uma sedação adequada, pode ter sido o resultado da absorção diminuída dos sedativos, devido aos efeitos gastrintestinais e estimulantes do metilfenidato.
O efeito sedativo do DORMIRE solução oral é acentuado pela administração concomitante com medicamentos depressores do sistema nervoso central, particularmente os narcóticos (por exemplo: morfina, meperidina e fentanila), propofol, cetamina, óxido nitroso, secobarbital e droperidol. Conseqüentemente, a dose de Dormire solução oral deve ser ajustada de acordo com o tipo e a quantidade de medicamentos concomitantemente administrados e a desejada resposta clínica (Ver Posologia).
Não foram observadas interações adversas significativas com pré-medicação comum (tais como atropina, escopolamina, glicopirrolato, diazepam, hidroxizina e outros relaxantes musculares) ou anestésicos locais.