Interações medicamentosas propranolol

PROPRANOLOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROPRANOLOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROPRANOLOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pacientes recebendo drogas depletoras de catecolaminas, tais como reserpina, devem ser rigorosamente observados caso recebam cloridrato de propranolol. A ação adicional bloqueadora de catecolamina pode provocar uma redução excessiva da atividade nervosa simpática final, a qual pode resultar em hipotensão, bradicardia acentuada, vertigem, crises de síncope, ou hipotensão ortostática.
Deve-se ter cautela quando da administração de drogas bloqueadoras de canais de cálcio em pacientes que estejam recebendo beta bloqueadores, especialmente verapamil intravenoso, pois ambas as drogas podem deprimir a contratilidade miocárdica ou a condução atrioventricular.
O gel de hidróxido de alumínio reduz consideravelmente a absorção intestinal de cloridrato de propranolol.
O álcool etílico reduz a velocidade de absorção de cloridrato de propranolol.
A fenitoína, fenobarbital e rifampicina aceleram o clearance de cloridrato de propranolol.
A clorpromazina quando usada concomitantemente com cloridrato de propranolol resulta em aumento do nível plasmático de ambas as drogas.
A antipirina e a lidocaína têm o clearance reduzido quando usadas concomitantemente com cloridrato de propranolol.
A administração concomitante de tiroxina e cloridrato de propranolol pode resultar em concentração de T3 menor do que a esperada.
A cimetidina diminui o metabolismo hepático de cloridrato de propranolol, retardando sua eliminação e aumentando os níveis sanguíneos da droga.
O clearance de teofilina é reduzido quando usada concomitantemente com cloridrato de propranolol.