Interações medicamentosas tilatil

TILATIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TILATIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TILATIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Acetilsalicilato e salicilatos
Salicilatos aumentam o clearance e o volume de distribuição dos antiinflamatórios não esteróides incluindo o tenoxicam através do deslocamento deste de seus pontos de ligação às proteínas. O tratamento concomitante com salicilato ou outros antiinflamatórios não esteróides não é recomendado devido ao risco aumentado de reações adversas.
Interações gastrintestinais
Há um risco aumentado de sangramento gastrintestinal (vide item Advertências) quando agentes antiplaquetários e inibidores seletivos da recaptação da serotonina são administrados em combinação com AINEs.
Metotrexato
A administração concomitante de alguns antiinflamatórios não esteróides e metotrexato tem sido associada a uma redução da secreção tubular renal do metotrexato, a um aumento das concentrações plasmáticas do metotrexato bem como a uma toxicidade severa desta mesma substância. Portanto, recomenda-se cautela quando Tilatil® for administrado concomitantemente com o metotrexato.
Lítio
Uma vez que o tenoxicam pode diminuir o clearance renal do lítio, a administração concomitante destas duas substâncias pode ocasionar um aumento das taxas plasmáticas e da toxicidade do lítio. Os níveis plasmáticos de lítio devem ser cuidadosamente monitorados.
Diuréticos e anti- hipertensivos
Como ocorre com outros agentes antiinflamatórios não esteróides em geral, Tilatil® não deve ser administrado concomitantemente com diuréticos poupadores de potássio. Sabe-se que existe uma interação entre essas duas classes de compostos que pode causar hipercalemia e insuficiência renal. Não foi observada interação clinicamente significativa entre o tenoxicam e a furosemida, porém o tenoxicam atenua o efeito da hidroclorotiazida na redução da pressão sangüínea. Como ocorre com outros agentes antiinflamatórios não esteróides, o Tilatil® pode reduzir o efeito anti-hipertensivo dos bloqueadores alfa-adrenérgicos e dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Não foram relatadas interações entre Tilatil® e alfa-agonistas de ação central ou bloqueadores do canal de cálcio. Não se observou interações clinicamente relevantes quando o Tilatil® foi administrado concomitantemente com atenolol. Durante os estudos clínicos não foram relatados casos de interação em pacientes tratados concomitantemente com digitálicos. Portanto, a administração simultânea de tenoxicam e de digoxina parece não comportar maiores riscos.
Antiácidos e antagonistas de receptores-H2
Nenhuma interação clinicamente significante tem sido encontrada com administração concomitante de antiácidos e cimetidina nas doses recomendadas.
Probenecida
Co-administração de probenecida e tratamento com tenoxicam pode aumentar a concentração plasmática de tenoxicam. A significância clínica desta observação ainda não foi estabelecida.
Anticoagulantes
Nenhuma interação clinicamente significante tem sido encontrada com administração concomitante de varfarina e femprocumona, e heparina de baixo peso molecular nas doses recomendadas. Contudo, assim como para outros antiinflamatórios não esteróides, é recomendado monitoração cuidadosa quando o paciente estiver recebendo anticoagulante concomitantemente.
Antidiabéticos orais
O efeito clínico dos antidiabéticos orais glibornurida, glibenclamida e tolbutamida não foi modificado pelo Tilatil®. Contudo, assim como para outros antiinflamatórios não esteróides, é recomendado monitoração cuidadosa quando o paciente estiver recebendo antidiabéticos orais concomitantemente.
Álcool
Não há interação farmacodinâmica significante entre Tilatil® e álcool.