Reações adversas topison

TOPISON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOPISON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOPISON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Assim como outras medicações que contém corticosteroides de uso tópico, TOPISON® poderá ocasionar efeitos adversos locais, como atrofia, telangiectasias e infecções bacterianas ou fúngicas, sobretudo com o uso continuado e mediante oclusão.

Creme
Em estudo clínico controlado com 319 pacientes, a incidência de eventos adversos foi de 1,6%. Os efeitos registrados foram: queimação, prurido e atrofia da pele. Foram registrados também casos de rosácea.
Em crianças de 2 a 12 anos de idade, estudo controlado com 74 pacientes mostrou incidência de eventos adversos em 7%, entre os quais, prurido e furúnculos. Outros possíveis efeitos associados ao uso da mometasona creme, porém mais raros, foram parestesia, foliculite, monilíase, infecções bacterianas, despigmentação da pele, telangiectasias e hipertricose.

Pomada
Em estudo clínico controlado com 812 pacientes, a incidência de eventos adversos foi de 4,8%. Os efeitos registrados de ocorrência mais frequente foram queimação, prurido, atrofia da pele e furunculose. Outros possíveis efeitos associados ao uso da mometasona pomada, porém mais raros, foram infecções bacterianas, espessamento e perda de elasticidade da pele e telangiectasias.