Reações adversas espironolactona

ESPIRONOLACTONA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESPIRONOLACTONA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESPIRONOLACTONA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As seguintes reações adversas foram relatadas em tratamento com Espironolactona:
Neoplasmas Benignos, Malignos e não específicos (incluindo cistos e pólipos): neoplasma benigno de mama.
Sistema Sanguíneo e Linfático: leucopenia (incluindo agranolocitose), trombocitopenia. Metabólico e Nutricional: distúrbios eletrolíticos e hiperpotassemia.
Psiquiátrico: alterações na libido, confusão. Sistema Nervoso: tontura.
Gastrointestinal: distúrbios gastrointestinais, náuseas. Hepatobiliar: função hepática anormal.
Pele e Tecidos Subcutâneos: síndrome de Steve-Johnson, necrólise epidérmica tóxica (NET), erupção à droga com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS)alopecia, hipertricose (crescimento de cabelo anormal), prurido, rash, urticária.
Músculo-esquelético e Tecidos Conjuntivos: hiperpotassemia e cãibras nas pernas. Sistema Renal e Urinário: insuficiência renal aguda.
Sistema Reprodutivo e Distúrbios Mamários: dor nas mamas, distúrbios menstruais, ginecomastia*. Geral: mal-estar.
* A ginecomastia é geralmente reversível quando a espironolactona é descontinuada, embora, em casos raros, o aumento das mamas pode persistir.
Outras reações também relatadas foram: sonolência, cansaço, dor de cabeça, confusão mental, febre, ataxia, impotência. Foi observado carcinoma mamário em pacientes tomando espironolactona, todavia uma relação de causa e efeito não pôde ser estabelecida.
Ginecomastia pode se desenvolver em associação com o uso de espironolactona e o médico deve estar alerta para sua possível instalação.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.