Indicações amoxicilina e clavulanato

Amoxicilina e Clavulanato com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Amoxicilina e Clavulanato têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Amoxicilina e Clavulanato devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Amoxicilina + clavulanato de potássio, deve ser utilizado de acordo com as diretrizes locais para prescrição de antibióticos e dados de sensibilidade.
Amoxicilina + clavulanato de potássio é indicado para tratamento das infecções bacterianas causadas por germes sensíveis aos componentes da fórmula.
Amoxicilina + clavulanato de potássio, bactericida que atua contra ampla gama de microrganismos, é efetivo nas seguintes condições:
-infecções do trato respiratório superior (inclusive ouvido, nariz e garganta), como amigdalite, sinusite e otite média;
-infecções do trato respiratório inferior, como bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar e broncopneumonia;
-infecções do trato geniturinário, como cistite, uretrite e pielonefrites;
-infecções de pele e tecidos moles, como furúnculos, abscessos, celulite e ferimentos infectados;
-infecções de ossos e articulações, como osteomielite;
-outras infecções, como aborto séptico, sepse puerperal e sepse intra-abdominal.
A sensibilidade ao Amoxicilina + clavulanato de potássio irá variar com a região e com o tempo. Sempre que disponíveis dados de sensibilidade locais devem ser consultados. Sempre que necessário, amostragem microbiológica e testes de sensibilidade devem ser realizados.
Embora Amoxicilina + clavulanato de potássio seja indicado apenas para os processos infecciosos referidos anteriormente, as infecções causadas por germes sensíveis à amoxicilina (ampicilina) também podem ser tratadas com o medicamento devido à presença desse fármaco em sua fórmula.
Assim, as infecções mistas causadas por microrganismos sensíveis à amoxicilina e por microrganismos produtores de betalactamases sensíveis a Amoxicilina + clavulanato de potássio não devem exigir a adição de outro antibiótico.