Reações adversas ciprofloxacino comprimidos

Ciprofloxacino Comprimidos com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ciprofloxacino Comprimidos têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ciprofloxacino Comprimidos devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Nos estudos clínicos realizados com o ciprofloxacino oral, foram documentadas, e aqui estão classificadas por frequência, as seguintes reações adversas:

Incidência entre 1% e < 10%:
Sistema digestivo: náusea e diarreia. Pele e anexos: erupção cutânea.

Incidência entre 0,1% e < 1%:
Geral: dor abdominal, monilíase e astenia. Sistema cardiovascular: tromboflebite.
Sistema digestivo: aumento da TGO e/ou TGP, vômito, dispepsia, alterações dos testes de função hepática, aumento da fosfatase alcalina, anorexia, flatulência e bilirrubinemia.
Sistema linfático e sanguíneo: eosinofilia e leucopenia.
Distúrbios metabólicos e nutricionais: aumento da creatinina e aumento da ureia.
Sistema musculoesquelético: artralgia.
Sistema nervoso: cefaleia, tontura, insônia, agitação e confusão mental. Pele e anexos: prurido, erupção maculopapular e urticária.
Órgãos dos sentidos: alteração do paladar.

Incidência entre 0,01% e < 0,1%:
Sistema cardiovascular: taquicardia, enxaqueca, síncope e vasodilatação. Sistema digestivo: monilíase (oral), icterícia, icterícia colestática e colite pseudomembranosa.
Sistema linfático e sanguíneo: anemia, leucopenia (granulocitopenia), leucocitose, alteração dos valores de protrombina, trombocitopenia e trombocitose.
Hipersensibilidade: reação alérgica, febre medicamentosa e reação anafilática. Distúrbios metabólicos: edema (periférico, vascular e facial) e hiperglicemia. Sistema musculoesquelético: mialgia e edema articular.
Sistema nervoso: alucinação, sudorese, parestesia (paralgesia periférica), ansiedade, pesadelos, depressão, tremores e convulsão. Sistema respiratório: dispneia e edema de laringe.
Pele e anexos: reação de fotossensibilidade.
Órgãos dos sentidos: zumbido, surdez transitória (especialmente para frequências altas), alterações da visão, diplopia, cromatopsia e alteração do paladar. Sistema urogenital: insuficiência renal aguda, disfunção da função renal, monilíase vaginal, hematúria, cristalúria e nefrite intersticial.

Incidência < 0,01%:
Sistema cardiovascular: vasculite (petéquias, bolhas hemorrágicas, pápulas e formação de crostas).
Sistema digestivo: monilíase (gastrointestinal) e hepatite. Sistema linfático e sanguíneo: anemia hemolítica.
Hipersensibilidade: choque (anafilático, com risco de vida), erupção cutânea e prurido.
Sistema nervoso: convulsão do tipo grande mal e alteração da marcha (desequilíbrio).
Pele e anexos: petéquias, eritema multiforme (menor) e eritema nodoso.

As reações adversas mais comuns coletadas com base em relatos espontâneos e classificadas por frequência são as seguintes:
Incidência < 0,01%:
Sistema digestivo: necrose hepática (muito raramente progredindo para insuficiência hepática com risco de vida) e colite pseudomembranosa com risco de vida.
Sistema linfático e sanguíneo: petéquias (hemorragias puntiformes na pele), pancitopenia e agranulocitose.
Hipersensibilidade: reação semelhante à doença do soro.
Órgãos dos sentidos: parosmia, anosmia (usualmente reversível com interrupção do tratamento).
Sistema nervoso: psicose e hipertensão intracraniana.
Sistema musculoesquelético: tendinite (predominantemente do tendão de Aquiles) e ruptura parcial ou completa do tendão (predominantemente do tendão de Aquiles). Exacerbação dos sintomas de miastenia grave.
Pele e anexos: síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica (síndrome de Lyell).