Reações adversas fenofibrato

Fenofibrato com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fenofibrato têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fenofibrato devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reação muito comum (≥ 1/10): não foram relatadas reações muito comuns até o momento.
Reação comum (≥ 1/100 e < 1/10): problemas gastrintestinais de moderado a severo como dores abdominais, náusea, vômito, diarreia e flatulência. Aumento das transaminases.
Reação incomum (≥ 1/1.000 e <1/100): cefaleia, tromboembolismo (embolismo pulmonar, trombose venosa profunda), pancreatite, colelitíase, hipersensibilidade cutânea (rash, prurido e urticaria), desordens musculares (mialgia, miosite, espasmo muscular e fraqueza),disfunção sexual e aumento da creatinina.
Reação rara (≥ 1/10.000 e < 1.000): diminuição da hemoglobina, diminuição da contagem de células brancas, hipersensibilidade, hepatite, alopecia, reações de fotossensibilidade, aumento de ureia no sangue.
Reação muito rara (< 1/10.000): não foram relatadas reações muito raras até o momento.
Através dos dados disponíveis não pudemos classificar as reações a seguir quanto à frequência, porém há relatos de rabdomiólise, pneumopatia intersticial, icterícia e complicações da colelitíase (por exemplo: colecistite, colangite e cólica biliar).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.