Posologia de venlafaxina

Venlafaxina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Venlafaxina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Venlafaxina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tratamento inicial
A dose inicial recomendada é de 75 mg ao dia, dividida em 2 ou 3 administrações com alimentos. Dependendo da tolerabilidade e da necessidade de mais efeito clínico, a dose pode ser aumentada para 150mg/dia. Se necessário, pode ser aumentada até 225mg/dia. O aumento da dose deve ser feito em incrementos de até 75 mg/dia em intervalos de, no mínimo, 4 dias. Em pacientes ambulatoriais, não houve evidências de necessidade de doses maiores que 225 mg/dia para pacientes com depressão moderada; entretanto, pacientes internados com depressão mais grave respondem à dose média de 350 mg/dia.
Alguns pacientes, inclusive pacientes com depressão mais grave, podem, portanto, apresentar resposta maior a doses mais elevadas, até o máximo de 375mg/dia, normalmente divididas em 3 administrações.

Pacientes com insuficiência hepática
Considerando a redução da depuração e o aumento da meia-vida de eliminação tanto para a venlafaxina quanto para a ODV que se observa em pacientes com cirrose hepática em comparação com indivíduos normais (ver “Propriedades Farmacocinéticas”), recomenda-se que a dose inicial seja reduzida em 50% para pacientes com insuficiência hepática moderada. Como há muita variabilidade individual na depuração entre pacientes com cirrose, pode ser necessário reduzir a dose em até mais de 50% e pode ser desejável um ajuste às necessidades individuais.

Pacientes com insuficiência renal
Considerando a redução da depuração da venlafaxina e o aumento da meia-vida de eliminação tanto para a venlafaxina quanto para a ODV que se observa em pacientes com insuficiência renal (TFG = 10-70 ml/min) em comparação com indivíduos normais (ver “Farmacocinética”), recomenda-se que a dose inicial seja reduzida em 25% em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. Em pacientes submetidos a hemodiálise, recomenda-se que a dose total diária seja reduzida em 50% e que seja ministrada só após o término da diálise (4 horas). Visto que a depuração apresenta muita variabilidade individual entre pacientes com insuficiência renal, o ajuste da dose às necessidades individuais pode ser desejável em alguns casos.

Pacientes Idosos
Não se recomenda nenhum ajuste da posologia normal para pacientes idosos com base na idade. Entretanto, como com qualquer outro antidepressivo, deve-se tomar cuidado no tratamento de pacientes idosos. Ao aumentar a dose, deverão ser tomadas precauções adicionais para atender as necessidades individuais.

Tratamento de Manutenção
Não se sabe se a dose do cloridrato de venlafaxina necessária para a manutenção do tratamento é idêntica à dose necessária para atingir uma resposta inicial. Os pacientes devem ser reavaliados periodicamente para determinar a necessidade de manutenção do tratamento e a dose adequada para esse tratamento.

Interrupção do Tratamento
Durante a comercialização da venlafaxina, assim como de outros antidepressivos da mesma classe e de antidepressivos ISRS (inibidores seletivos da recaptação da serotonina), houve relatos de eventos adversos que ocorreram na interrupção do tratamento, principalmente quando esta ocorre de forma abrupta. Os eventos adversos incluem: humor disfórico, irritabilidade, agitação, tontura, distúrbios sensórios (por exemplo, parestesias como sensações de choques elétricos), ansiedade, confusão, cefaleia, letargia, labilidade emocional, insônia, hipomania, tinitus, convulsões.
Quando o uso do medicamento for interrompido após mais de 1 semana de tratamento, recomenda-se, em geral, que a dose seja diminuída gradativamente para minimizar o risco do aparecimento de sintomas de abstinência. A dose do medicamento em pacientes tratados por, no mínimo, 6 semanas deve ser diminuída gradativamente por um período de 2 semanas.

Trocando o Tratamento de ou para um Inibidor da
Monoaminoxidase (IMAO)
Pelo menos 14 dias devem transcorrer entre a interrupção de um IMAO e o início da terapia com o cloridrato de venlafaxina. Além disso, deve haver pelo menos 7 dias de intervalo após a interrupção do tratamento com o cloridrato de venlafaxina e antes do início de um IMAO (ver “Contra-Indicações” e “Advertências”).