FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nesiritide na IC descompensada

Autor:

Rodrigo Díaz Olmos

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de são Paulo (FMUSP). Diretor da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP. Docente da FMUSP.

Última revisão: 10/11/2008

Comentários de assinantes: 0

Nesiritide na IC descompensada

 

Insuficiência cardíaca descompensada no departamento de emergências de um hospital secundário: uma comparação duplo-cega randomizada de nesiritide versus placebo.

Acutely Decompensated Heart Failure in a County Emergency Department: A Double-Blind Randomized Controlled Comparison of nesiritide Versus Placebo Treatment Ann Emerg Med. 2008;51:571-578 [Link Livre para o Artigo Original]

 

Fator de impacto da revista (annals of emergency medicine): 3,500

 

Contexto Clínico

            Insuficiência cardíaca (IC) descompensada é uma causa importante de procura aos prontos-socorros (PS) de hospitais gerais. Estes pacientes apresentam altas taxas de retornos ao PS por repetidas descompensações. A nesiritide já demonstrou aliviar os sintomas de IC descompensada. Sendo assim, os autores avaliaram o efeito de uma infusão de nesiritide de 8 horas sobre o desfecho composto de retorno ao PS ou hospitalização em 30 dias.

 

O Estudo

            Foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado que avaliou nesiritida + terapia padrão especificada por protocolo versus placebo + terapia padrão especificada por protocolo em pacientes com IC descompensada no PS. Cento e um pacientes foram randomizados durante um período de 16 meses. O estudo foi realizado em um único PS no Parkland Memorial Hospital em Dallas, Texas, hospital urbano que atende grande número de pacientes de baixa renda e negros (56% dos participantes do estudo eram negros). Os desfechos primários avaliados foram readmissão hospitalar ou ao PS em 30 dias após a infusão de 8 horas de nesiritide. Os desfechos secundários foram internação hospitalar após o tratamento índice no PS, readmissão hospitalar ou ao PS aos 7, 60 e 90 dias.

 

Resultados

            Após 8 horas de tratamento parenteral, o alívio dos sintomas agudos ocorreu em 95,7% dos participantes do grupo da nesiritide e em 86,8% dos participantes do grupo placebo (diferença absoluta = 8,9% IC95% -3,3% a 24,2%). A ocorrência do desfecho primário de nova visita ao PS ou hospitalização em 30 dias foi maior no grupo da nesiritide (41,5%) comparada ao grupo placebo (39,6%) com uma diferença absoluta de 1,9% (IC95% -17,2% a 21,1%). A diurese foi semelhante nos dois grupos, embora hipotensão tenha ocorrido mais frequentemente no grupo da nesiritide. Nenhuma diferença significativa na função renal foi observada.  Os autores concluem que a administração de nesiritide em pacientes com IC descompensada não foi melhor que placebo em reduzir o número de retornos ao PS ou hospitalização nos 30 dias subseqüentes ao tratamento, mas ressaltam o fato de o estudo não ter tido poder suficiente para detectar diferenças no desfecho primário pré-especificado.

 

Aplicações para a Prática Clínica

            A nesiritide não deve ser utilizada como alternativa à terapia padrão (particularmente vasodilatadores e diuréticos) para IC descompensada nem tampouco associada a tal terapia. Não apenas em virtude dos resultados deste estudo como também de uma metanálise2 de 3 ensaios clínicos que mostrou um risco aumentado de morte com o uso da nesiritide comparada a terapia não inotrópica (vasodilatadores e diuréticos). Embora a nesiritide apresente efeitos hemodinâmicos satisfatórios3 e até melhora rápida dos sintomas, mais estudos serão necessários para se estabelecer qual é seu real papel no tratamento da Insuficiência cardíaca descompensada.

 

Bibliografia

1. Miller AH, Nazeer S, Pepe P, Estes B, Gorman A, Yancy CW. Acutely Decompensated Heart Failure in a County Emergency Department: A Double-Blind Randomized Controlled Comparison of nesiritide Versus Placebo Treatment Ann Emerg Med. 2008;51:571-578. [Link Livre para o Artigo Original]

2. Sackner-Bernstein JD, Kowalski M, Fox M, et al. Short-term risk of death after treatment with nesiritide for decompensated heart failure: a pooled analysis of randomized controlled trials. JAMA. 2005;293:1900-1905. [Link Livre para o Artigo Original]

3. Publication Committee for VMAC Investigators. Intravenous nesiritide vs nitroglycerin for treatment of decompensated congestive heart failure: a randomized controlled trial. JAMA. 2002;287:1531-1540. [Link Livre para o Artigo Original]

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.