FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Helicobacter pylori e púrpura trombocitopênica imune

Autor:

Rodrigo Díaz Olmos

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de são Paulo (FMUSP). Diretor da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP. Docente da FMUSP.

Última revisão: 29/08/2009

Comentários de assinantes: 0

Helicobacter pylori e PTI

 

Efeitos da erradicação do Helicobacter pylori em pacientes com púrpura trombocitopênica auto-imune1.

 

Fator de impacto da revista (blood): 10,896

 

Contexto Clínico

             Além de seu papel bem demonstrado nas doenças gastroduodenais, a infecção por Helicobacter pylori tem sido associada a inúmeras doenças não digestivas. De acordo com a III Conferência de Consenso de Maastricht, a púrpura trombocitopênica imune ou idiopática (PTI) é uma das duas condições extra-intestinais para as quais a detecção e a erradicação da infecção pelo Helicobacter pylori está indicada (a outra condição é anemia por deficiência de ferro inexplicada). Entretanto, ainda é uma questão controversa se a erradicação do Helicobacter pylori aumenta a contagem de plaquetas em pacientes com PTI, uma vez que as recomendações do consenso não eram baseadas nem em ensaios clínicos nem em estudos observacionais de boa qualidade.  Sendo assim para fornecer um guia de manejo baseado em evidências, os autores realizaram uma revisão sistemática de estudos que avaliaram os efeitos da erradicação do Helicobacter pylori sobre a contagem de plaquetas.

 

O Estudo

            Trata-se de uma revisão sistemática de artigos publicados em inglês, com inclusão de pelo menos 15 pacientes, que avaliaram o efeito da erradicação do Helicobacter pylori sobre a contagem de plaquetas em pacientes adultos com PTI. Os estudos poderiam ser ensaios clínicos randomizados, coortes, estudos de caso-controle ou estudos transversais. Foram identificados 25 estudos incluindo 1555 pacientes, dos quais apenas 696 foram passíveis de avaliação do desfecho em questão.

 

Resultados

            Uma resposta completa média (plaquetas = 100.000/ml) e uma resposta geral (plaquetas = 30.000/ml + pelo menos o dobro da contagem basal de plaquetas) ocorreram, respectivamente, em 42,7% (IC95% 31,8% - 53,9%) e em 50,3% (IC95% 41,6% - 59,0%) dos pacientes. A taxa de resposta apresentou uma tendência a ser maior nos países com uma alta prevalência de infecção pelo Helicobacter pylori e em pacientes com plaquetopenia mais leve. Isto pode ser observado pela menor resposta da erradicação do Helicobacter pylori entre os 222 pacientes que tinham contagem plaquetária de base < 30.000/ml (resposta completa = 20,1% e resposta geral = 35,2%). Os autores concluem que os achados desta revisão sistemática sugerem que a detecção e a erradicação da infecção pelo Helicobacter pylori devam ser consideradas na avaliação e no manejo de pacientes adultos com PTI típica.

 

Aplicações para a Prática Clínica

            É um estudo interessante, mostrando o benefício da erradicação da infecção pelo Helicobacter pylori sobre a contagem de plaquetas de pacientes adultos com PTI, entretanto devemos ressaltar que houve apenas um ensaio clínico controlado na metanálise com apenas 36 pacientes. A grande maioria dos estudos foi observacional. Desta forma, a possibilidade de viés deve ser considerada. Algumas outras questões devem ser levantadas em relação a esta revisão. O fato de que dois terços da população de pacientes com PTI sejam provenientes de um único país (Japão), em que as taxas de infecção e de resposta à erradicação são mais altas que em outros países faz com que devamos ter cautela ao generalizar os resultados. Além disso, as taxas de respostas parecem ser consideravelmente menores em pacientes com trombocitopenia grave, e o período de seguimento foi relativamente curto, não se podendo dizer nada a respeito da história natural da PTI no longo prazo após a erradicação do Helicobacter pylori. Entretanto, a despeito destas considerações, este editor acredita que a pesquisa e a erradicação do Helicobacter pylori devam ser tentadas nos casos de PTI, uma vez que a relação custo x benefício desta intervenção parece ser favorável.

 

Bibliografia

1. Stasi R, Sarpatwari A, Segal JB, Osborn J, Evangelista ML, Cooper N, Provan D, Newland A, Amadori S, Bussel JB. Effects of eradication of Helicobacter pylori infection in patients with immune thrombocytopenic purpura: a systematic review. Blood. 2009;113(6):1231-40. [Link para Abstract].

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.