FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Apnéia do sono e fibrilação atrial

Autores:

Rodrigo Pinto Pedrosa

Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR - HC-FMUSP)
Pós-graduando da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Leonardo Vieira da Rosa

Médico Cardiologista pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorando em Cardiologia do InCor-HC-FMUSP. Médico Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês.

Última revisão: 29/11/2009

Comentários de assinantes: 0

Apnéia do sono e recorrência de fibrilação atrial após ablação

 

Valor preditivo da avaliação do risco de apnéia obstrutiva do sono através do Questionário de Berlin como fator prognóstico após ablação de fibrilação atrial.1 [Link para Abstract].

 

Fator de Impacto da Revista (Europace): 1,706

 

Contexto Clínico

            Estudos recentes têm identificado a Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS), através de estudo polissonográfico convencional, como fator de risco para recorrência de fibrilação atrial (FA) após de ablação por cateter. O Questionário de Berlin (QB) é uma ferramenta de fácil utilização para avaliar o risco de AOS (apêndice 1). Esse questionário já foi validado em vários estudos em pacientes com doença cardiovascular (FA, HAS resistente). Assim os autores objetivaram determinar se o QB é capaz de predizer a recorrência de fibrilação atrial após ablação por cateter.

 

O Estudo

            Estudo de coorte prospectivo, unicêntrico, no qual os pacientes que foram submetidos à ablação de FA foram avaliados quanto ao risco de AOS através do questionário de Berlin e seguidos ao longo de 2 anos em média.   Foram estudados 210 pacientes consecutivos com FA refratária ao tratamento clínico com antiarrítmicos e que foram submetidos à ablação de FA por cateter no Hospital Johns Hopkins, Baltimore – EUA.

 

Resultados

            Dos 210 participantes, 167 eram homens (80%), com idade média de 58 ±10 anos. A FA era paroxística em 119 (57%) e persistente em 91 (43%). O IMC médio era de 29±5 kg/m2. O diâmetro médio do átrio esquerdo era de 46±7 mm e a fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 58±9%. O sucesso clínico foi definido como uma redução da incidência de FA de 90% após 3 meses do procedimento (blanking period). O seguimento médio foi de 25±12 meses. Um total de 101 pacientes de 118 (85%) com baixo risco de AOS obtiveram sucesso em comparação com 64 de 92 pacientes com alto risco de AOS (70%) no QB (p=0,005). Na análise multivariada, apenas o alto risco de AOS no QB foi preditor independente de insucesso do procedimento (OR 4,53 IC 95% 1,21–16,87, p = 0,02)

 

Aplicação para prática clínica

            A apnéia do sono é uma doença muito comum em pacientes com doença cardiovascular. Evidências consistentes sugerem que pacientes com SAOS desenvolvem mais fibrilação atrial do que pessoas sem SAOS, independente de qualquer outro fator de risco, incluindo a obesidade. Dentre os possíveis mecanismos responsáveis pela maior ocorrência de fibrilação atrial, destaca-se a evidência de remodelamento atrial promovido pela AOS. Pacientes com SAOS, mesmo na ausência de hipertensão arterial, apresentam um aumento no tamanho atrial, conhecido fator que aumenta a predisposição para a ocorrência de arritmias. A hipóxia intermitente também é um dos fatores atribuídos à gênese da FA em pacientes com AOS.

No presente estudo, os investigadores usaram um questionário de fácil aplicação para diagnosticar pacientes com alto risco de AOS. Esse instrumento foi a única variável clínica capaz de predizer o insucesso do procedimento de ablação da FA ao final do período de seguimento do estudo.

 

Bibliografia

Chilukuri K, Dalal D, Marine JE, Scherr D, Henrikson CA, Cheng A, Nazarian S, Spragg D, Berger R, Calkins H. Predictive value of obstructive sleep apnoea assessed by the Berlin Questionnaire for outcomes after the catheter ablation of atrial fibrillation. Europace. 2009;11:896-901.

 

Apêndice 1: Questionário de Berlin

Módulo 1

 

 

 

 

 

 

1A) Você ronca?

a) Sim

b) Não

c) Não sabe

1B) Intensidade do ronco:

a) Tão alto quanto a respiração

b) Tão alto quanto falar

c) Mais alto que falar

d) Muito alto, ouve-se do outro quarto?

1C) Freqüência do ronco:

a) Quase todo dia

b) 3-4 vezes por semana

c) 1-2 vezes por semana

d) 1-2 vezes por mês

e) Nunca ou quase nunca

1D) O seu ronco incomoda outras pessoas?

a) Sim

b) Não

1E) Com que freqüência alguém notou que você para de respirar enquanto dorme?

a) Quase todo dia

b) 3-4 vezes por semana

c) 1-2 vezes por semana

d) 1-2 vezes por mês

e) Nunca ou quase nunca

f) Não aplicável – o paciente dorme sozinho

Módulo 2

2A) Você se sente cansado ao acordar?

a) Quase todo dia

b) 3-4 vezes por semana

c) 1-2 vezes por semana

d) 1-2 vezes por mês

e) Nunca ou quase nunca

2B) Você se sente cansado durante o dia?

a) Quase todo dia

b) 3-4 vezes por semana

c) 1-2 vezes por semana

d) 1-2 vezes por mês

e) Nunca ou quase nunca

2C) Você alguma vez dormiu enquanto dirigia?

a) Sim

b) Não

c) Não aplicável

Módulo 3

3A) Você tem pressão alta?

a) Sim

b) Não

c) Não sabe

3B) IMC> 30 kg/m2

a) Sim

b) Não

Interpretação

Módulo 1 positivo: duas das questões sublinhadas positivas

Módulo 2 positivo: duas das questões sublinhadas positivas

Módulo 3 positivo: uma das questões sublinhadas positivas

Berlim positivo (alto risco): 2 módulos positivos

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.