FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Circunferência Abdominal e Mortalidade em Idosos

Autor:

Leonardo da Costa Lopes

Especialista em Geriatria pela SBGG; Médico Colaborador do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP; Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica do HU-USP

Última revisão: 09/11/2010

Comentários de assinantes: 0

Circunferência Abdominal e Mortalidade por Todas as Causas numa Grande Coorte dos Estados Unidos [Link para Abstract]1

 

Fator de Impacto da Revista (Archives of Internal Medicine): 9.110

 

Contexto Clínico

A circunferência abdominal (CA) é uma medida de obesidade abdominal que está associada a alta mortalidade, independente do índice de massa corporal (IMC). Pouco é sabido, entretanto, a respeito da associação da CA e mortalidade nas diferentes faixas de IMC (normal, sobrepeso e obesidade) e quanto ao comportamento da mortalidade frente a medidas de CA muito aumentadas (maior que 88 cm para mulheres e 102 cm para homens). As medidas muito aumentadas de CA têm sido observadas comumente. Cerca de 50% dos homens e 70% das mulheres americanas entre 50 e 79 anos tem CA maior que os limites estabelecidos para o diagnóstico de obesidade abdominal.

 

O Estudo

Trata-se de um estudo de coorte que avaliou a associação entre CA e mortalidade em 48.500 homens e 56.343 mulheres, com 50 anos ou mais (média de 69 anos para homens e 67 anos para mulheres à admissão). Os participantes foram acompanhados no período de 1997 a 2006 e relataram no início do estudo medidas auto aferidas de CA, peso e altura, procedimento validado em estudos anteriores2. Foram excluídos pacientes que apresentassem perda de peso maior que 4,5 Kg ou ganho maior que 11,3 Kg nos últimos 5 anos. As mortes foram avaliadas através dos registros de óbito formulados no período.

 

Resultados

Após o ajuste para uma série de variáveis, níveis muito elevados de CA foram associados ao aumento no risco de mortalidade em homens [RR 2,02 (IC95% 1,71 – 2,39) para CA maior que 120 cm comparada à menor que 90 cm] e mulheres [RR 2,36 (IC95% 1,98 – 2,32), para CA maior que 110 cm comparada à menor que 75 cm]. A CA esteve positivamente associada à mortalidade em ambos os gêneros quando era superior a 110 cm nos homens e 95 cm nas mulheres. Nos homens, um aumento de 10 cm na CA esteve associado a um RR de 1,16 (IC95% 1,09 – 1,23) quando o IMC era normal, 1,18 (IC95% 1,12 – 1,24) quando indicava sobrepeso e 1,21 (IC95% 1,13 – 1,30) quando indicava obesidade (IMC = 30).

Os participantes com maiores CA apresentavam menos anos de escolaridade, tinham um maior IMC e eram mais inativos fisicamente. Havia, ainda, entre eles mais fumantes e portadores de doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias.

Nas mulheres os maiores valores de CA estiveram associados fortemente à mortalidade entre as que apresentavam IMC normal do que entre as que tinham sobrepeso ou obesidade, por fatores não esclarecidos. Já para os homens, a associação entre CA e mortalidade não variou entre as faixas de IMC.

 

Aplicações para a Prática Clínica

A CA representa um fator de risco para mortalidade em idosos, independente da faixa de IMC. Ou seja, mesmo nos que não são obesos, a “obesidade abdominal” é um fator de risco para morte. Muito embora haja a necessidade de avaliar este desfecho no contexto da população brasileira, o estudo sugere que as medidas de CA associadas à mortalidade nos idosos são mais elevadas que as utilizadas para o diagnóstico de obesidade abdominal. Atenção especial deve ser dada à obesidade abdominal nas mulheres, que estabelece uma correlação com mortalidade, em geral, mais intensa que nos homens.

 

Bibliografia

1.    Jacobs EJ, Newton CC, Wang Y, Patel AV, McCullough ML, Campbell PT et al. Waist circumference and all-cause mortality in a large US cohort. Arch Intern Med 2010; 170(15):1293-301.

2.    Rimm EB, Stampfer MJ, Colditz GA, Chute CG, Litin LB, Willett WC. Validity of self-reported waist and hip circumferences in men and women. Epidemiology 1990; 1(6):466-73.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.