FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Pressão Arterial em Pacientes Renais Crônicos e Eventos Cardiovasculares

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.
Supervisor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.

Última revisão: 07/02/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Nefrologia / Cardiologia

 

Contexto Clínico

          A Doença Renal Crônica (DRC) é mais comumente definida por uma reduzida taxa de filtração glomerular (TFG) ou concentrações anormais de proteinúria, ou ambos.  A DRC é um importante problema de saúde pública que afeta cerca de 10-15% dos adultos da população geral, e está associada com um risco aumentado de doença cardiovascular. Sendo assim, indícios precisos e confiáveis sobre os efeitos das estratégias para prevenir doença cardiovascular nesta população de pacientes é de grande importância.

          A pressão arterial é um importante determinante do risco de doença cardiovascular na população, e sua diminuição está associada a melhores desfechos nesse sentido. Diretrizes recomendam alvos mais baixos de pressão arterial nesta população do que em pessoas sem DRC.  O presente estudo investigou os efeitos das drogas para redução da pressão arterial na morbidade e mortalidade cardiovascular, incluindo avaliações dos efeitos comparativos dos regimes entre os principais subgrupos de pacientes. Esta análise quantificou os benefícios proporcionais de redução da pressão arterial e os efeitos comparativos de diferentes classes de drogas na redução da pressão arterial em indivíduos com e sem DRC.

 

O Estudo

          Este foi um estudo do tipo meta-análise que incluiu estudos randomizados de medicamentos para baixar a pressão arterial em comparação com placebo ou outros que compararam metas de pressão arterial diferentes, com pelo menos 1.000 doentes ano de follow-up por braço. Os principais desfechos avaliados foram  grandes eventos cardiovasculares (acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular) além de todas as causas de morte. Foram incluídos 26 ensaios clínicos (com 152.290 participantes), incluindo 30.295 indivíduos com reduzida taxa de filtração glomerular estimada, que foi definida como taxa de filtração glomerular <60 mL/min/1.73m2 .

          Comparado com placebo, os regimes de redução da pressão arterial reduziram o risco de eventos cardiovasculares maiores em cerca de um sexto por cada 5 mmHg de redução na pressão arterial sistólica em indivíduos com (hazard ratio 0,83; IC95%: 0,76-0,90) e sem reduzida taxa de filtração glomerular (HR: 0,83; IC95%: 0,79-0,88). Os resultados foram semelhantes  independentemente do fato da pressão sanguínea ter sido reduzida em regimes baseados em iECA, bloqueadores de canal de cálcio, betabloqueadores ou diuréticos. Não havia nenhuma evidência de que os efeitos de diferentes classes de drogas em eventos cardiovasculares maiores variou entre os pacientes com taxa de filtração glomerular diferente (todos P> 0,60 para homogeneidade).

 

Aplicações para a Prática Clínica

         A importante meta-análise demonstra que a redução da pressão arterial é uma estratégia eficaz para a prevenção de eventos cardiovasculares em pessoas com DRC já com redução moderada da TFG (clearance < 60). Importante salientar o resultado de que não há uma droga de escolha com base nos achados, pois os resultados foram semelhantes independente do uso de iECA, diuréticos, betabloqueadores ou bloqueadores de canais de cálcio. Sendo assim, fica fácil escolher a medicação que melhor se enquadra para o perfil do paciente, pois o mais importante é a queda de PA. Esta meta-análise dá mais força de evidência para o controle de PA em pacientes com DRC, e demonstra o bom uso das principais classes de anti-hipertensivos. A única coisa que não foi avaliada e teria sido interessante, é qual o melhor limite de PA para estes pacientes. Fica a dúvida a ser respondida pela literatura.

 

Bibliografia

1.                  Blood Pressure Lowering Treatment Trialists' Collaboration.Blood pressure lowering and major cardiovascular events in people with and without chronic kidney disease: Meta-analysis of randomised controlled trials. BMJ 2013 Oct 3; 347:f5680. (link para o artigo).

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal