FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hipoglicemias que levam o paciente ao pronto-socorro e à hospitalização

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.
Supervisor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.

Última revisão: 17/10/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Endocrinologia/Medicina de Família/Medicina de Emergência/Segurança do Paciente

 

Contexto Clínico

        As hipoglicemias são sabidamente o  mais comum e grave evento adverso causado pelo tratamento com insulina. Hipoglicemias podem causar dano cerebral, coma e até mesmo morte. Há evidências inclusive que relacionam hipoglicemias com risco aumentado de demência anos mais tarde. Porém pouco se sabe da epidemiologia dos episódios de hipoglicemia relacionados à insulina. Sendo assim, foi realizado estudo para verificar as características, frequências e impacto das hipoglicemias em atendimentos de emergência e hospitalizações nos EUA.

 

Os Estudos

        Este é um estudo observacional realizado com resultados de dados coletados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2011. Foi realizada a estimativa anual de número e taxas de visitas ao pronto-socorro e hospitalizações entres pacientes portadores de diabetes usuários de insulina.

        Estima-se que ocorram 97.648 visitas anualmente a departamentos de emergência por episódios de hipoglicemia por insulina. Cerca de um terço (29,3%) resulta em hospitalização. Sequela neurológica grave foi documentada em estimados 60,6% dos episódios de visita a pronto-socorro. Níveis de glicemia = 50mg/dL foram registrados em mais da metade dos casos (53,4%). Em pacientes com 80 anos ou mais, o risco de ir ao pronto-socorro é mais que o dobro (RR = 2,5; IC95%: 1,5-4,3), e a chance de ser hospitalizado cinco vezes maior (RR = 4,9; IC95%: 2,6 – 9,1) do que em pacientes com idade entre 45 e 64 anos. Os fatores precipitantes mais comuns foram redução da ingesta alimentar e administração errada de insulina.

 

Aplicações Práticas

        Eventos adversos por medicação estão entre os tipos mais comuns de eventos adversos, e devem ser foco de atenção para o médico. Este estudo faz um interessante levantamento demonstrando a realidade de um tipo de evento muito frequente, e que pode ter impacto grave, que é a hipoglicemia induzida por insulina. Por que este estudo é importante? Para demonstrar os riscos aos quais pacientes usuários de insulina são submetidos. Podemos observar no estudo que especificamente a população de pacientes com 80 anos ou mais é a de maior risco de procurar atendimento de emergência e ser hospitalizada por conta de hipoglicemia, demonstrando que há maior gravidade nestes casos. Isso aponta para a necessidade de que o médico que faz o acompanhamento do paciente em nível ambulatorial seja criterioso na indicação e no ajuste de dose de insulina, de forma a evitar riscos. Além disso, o dado que aponta que boa parte dos casos ocorre por problemas na ingesta alimentar ou no uso de insulina demonstra onde deve ser o foco de orientações para os pacientes que usam tal tipo medicação.

 

Bibliografia

Geller AI et al. National Estimates of Insulin-Related Hypoglycemia and Errors Leading to Emergency Department Visits and Hospitalizations. JAMA Intern Med. 2014;174(5):678-686 (Link para o artigo).

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal