FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Baixo Uso de Hidroxiureia em Anemia Falciforme

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 09/11/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A recomendação de 2014 do National Heart, Lung, and Blood Institute dos EUA é que pacientes adultos com anemia falciforme com três ou mais crises de dor moderada a grave no último ano recebam prescrição de hidroxiureia. Essa recomendação foi feita com base em evidências consideradas de alta qualidade. Apesar dos benefícios na redução de crises de dor, internações, transfusões de sangue e, possivelmente, mortalidade, pensa-se que a hidroxiureia é subutilizada, embora a extensão de seu uso seja desconhecida.  

 

O Estudo

Para determinar a proporção de adultos com anemia falciforme e crises de dor que recebem hidroxiureia, os investigadores interrogaram um banco de dados de âmbito nacional nos EUA.

Em uma população cadastrada de mais de 26 milhões de indivíduos, 2.086 adultos tinham anemia falciforme. Dos 677 pacientes que tinham maior ou igual a 3 crises de dor nos últimos 12 meses, apenas 15,1% receberam uma ou mais prescrições de hidroxiureia no prazo de três meses após a sua terceira crise de dor. Esse percentual aumentou para 18,2% no prazo de seis meses e 22,7% após 12 meses de seguimento contínuo após o terceiro episódio (P = 0,002 para a tendência).

 

Aplicações Práticas

Estes resultados confirmam que apesar de a hidroxiureia ser uma droga segura e eficaz, ela é subutilizada em casos de adultos com anemia falciforme e indicação de uso com base em diretrizes. Isso leva à necessidade de apoiar programas educacionais avançados direcionados a esses pacientes e seus médicos. É possível imaginar que nossa realidade no Brasil não seja tão diferente, portanto, devemos manter esforços no mesmo sentido para garantir tratamento adequado a pacientes com anemia falciforme.

 

Bibliografia

Stettler N et al. Proportion of adults with sickle cell anemia and pain crises receiving hydroxyurea. JAMA 2015 Apr 28; 313:1671. (http://dx.doi.org/10.1001/jama.2015.3075)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal