FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tratamento em massa de escabiose em população com doença

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 09/03/2016

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A escabiose é uma doença comum em muitos países em desenvolvimento. Ela está associada com impetigo, o que pode levar a complicações sistêmicas graves. Foi realizado um estudo de administração de medicamentos em massa para controle de sarna em Fiji.

 

O Estudo

Este estudo randomizou aleatoriamente três comunidades insulares a uma de três diferentes intervenções para controle de sarna: cuidados padrão envolvendo a administração de permetrina às pessoas afetadas e seus contatos (grupo de tratamento padrão), a administração em massa de permetrina (grupo permetrina), ou administração em massa de ivermectina (grupo ivermectina). O desfecho primário foi a mudança na prevalência de sarna e de impetigo desde o início até 12 meses.

Um total de 2.051 participantes foi  inscrito; 803 estavam no grupo de tratamento padrão, 532 no grupo de permetrina, e 716 no grupo de ivermectina. Desde o início até 12 meses, a prevalência da escabiose diminuiu significativamente em todos os grupos, com a maior redução observada no grupo de ivermectina. A prevalência diminuiu de 36,6% para 18,8% no grupo de tratamento padrão (redução relativa de prevalência, de 49%), de 41,7% para 15,8% no grupo de permetrina (redução relativa 62%), e de 32,1% para 1,9% no grupo de ivermectina (redução relativa, 94%; 95% CI, 83 a 100). A prevalência de impetigo também diminuiu em todos os grupos, com a maior redução observada no grupo de ivermectina. A prevalência diminuiu de 21,4% para 14,6% no grupo de tratamento padrão (redução relativa, de 32%), de 24,6% para 11,4% no grupo de permetrina (redução relativa, de 54%), e de 24,6% para 8,0% no grupo de ivermectina (redução relativa, 67%). Os eventos adversos foram leves e foram notificadas mais frequentemente no grupo de ivermectina do que no grupo de permetrina (15,6% vs. 6,8%).

 

Aplicação Prática

Administração de medicamentos em massa, particularmente a administração de ivermectina, foi eficaz para o controle de sarna e impetigo. Esse estudo é interessantíssimo e mostra que uma política grande pode diminuir índices de sarna na população. Principalmente sabendo que quando os índices estão muito altos em uma determinada comunidade, apenas a educação e as medidas de higiene dificilmente conseguem resolver o problema.

 

Referências

Romani L et al. Mass Drug Administration for Scabies Control in a Population with Endemic Disease. N Engl J Med 2015; 373:2305-2313

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.