FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Aumento de mortalidade em pacientes com úlcera péptica

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 16/09/2016

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

Ao longo dos últimos anos, tanto a incidência quanto as taxas de complicações de úlcera péptica diminuíram; entretanto, a mortalidade de pacientes hospitalizados por úlcera péptica manteve-se inalterada. Dados de longo prazo sobre a mortalidade desses pacientes ainda são incompletos. Apresentamos um estudo cujo objetivo foi avaliar a mortalidade de curto e longo prazo, e as principais causas de morte em doentes com úlcera péptica.

 

O Estudo

Neste estudo de coorte retrospectivo, foram utilizados dados de 8.146 pacientes adultos hospitalizados com úlcera péptica, durante os anos de 2000-2008, coletados na região da capital da Finlândia. O tempo médio de acompanhamento foi de 4,9 anos. A mortalidade geral foi substancialmente aumentada, com razão padronizada de mortalidade 2,53 (intervalo de confiança (IC) 95%: 2,44-2,63); 3,7% morreram dentro de 30 dias, e 11,8% dentro de um ano. Com seis meses, a sobrevida de pacientes com úlcera perfurada ou com sangramento foi menor em comparação com aqueles com úlcera não complicada; as razões de risco foram de 2,06 (1,68-2,04) e 1,32 (1,11-1,58), respectivamente. Para úlceras duodenais perfuradas, a sobrevivência foi significativamente pior em mulheres tanto a curto como a longo prazo. As principais causas de mortalidade em um ano foram neoplasias e doenças cardiovasculares. O uso prévio de estatinas foi associado com redução significativa na mortalidade por qualquer causa.

 

Aplicação Prática

Segundo este estudo, ainda existe uma mortalidade importante em pacientes hospitalizados com úlcera péptica, infelizmente com a manutenção dos valores ao longo do tempo. Os dados sobre pacientes com úlcera péptica complicadas demonstram que provavelmente as taxas de mortalidade para doentes graves continuam sendo as mesmas, e que para esses casos as terapias disponíveis ainda são insuficientes. Ainda temos muito a avançar nesta área.

 

Referências

Malmi H et al. Increased short- and long-termmortality in 8146 hospitalisedpepticulcerpatients. AlimentPharmacolTher 2016 Aug; 44:234

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.