FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Uso Prolongado de Oxigenioterapia para Pacientes com Dpoc com Dessaturação Moderada

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 05/07/2018

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Há décadas, foi estabelecida a importância da suplementação de oxigênio em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com dessaturação importante em repouso na redução de mortalidade. No entanto, o mesmo não pode ser dito para aqueles pacientes com dessaturação moderada em repouso ou somente aos esforços.

 

O Estudo

 

O Long-Term Oxygen Treatment Trial (LOTT) foi um ensaio clínico randomizado aberto multicêntrico que avaliou a oxigenioterapia suplementar versus nenhum suporte de oxigênio para portadores de DPOC com dessaturação moderada em repouso (89 a 93%) ou induzida por exercício (no teste de 6 minutos de caminhada, permanecer com SO2 >80% por mais de 5 minutos e <90% por menos de 10 segundos) para avaliar um desfecho composto de morte ou primeira internação hospitalar por qualquer causa em uma análise de tempo até o evento.

Foram feitas análises secundárias de mortalidade, primeira internação hospitalar, piora de dessaturação em repouso e ao esforço, distância caminhada em 6 minutos, questionários de qualidade de vida e dispneia. Foram recrutados 738 nos 47 centros envolvidos, 368 no grupo de suplementação de oxigênio e 370 sem suplementação, 133 com dessaturação ao repouso apenas, 319 com dessaturação induzida por exercício apenas e 286 com ambos os tipos, seguidos por 1 a 6 anos.

Não foi encontrada significância estatística na análise de tempo até o evento do desfecho primário, que ocorreu em 248 eventos no grupo com suplementação (com um total de 66 mortes e 229 internações) e em 250 no sem suplementação (com um total de 73 mortes e 237 internações), em nenhum de seus componentes isoladamente e em nenhum dos demais desfechos analisados.

 

Aplicação Prática

 

Este estudo demonstrou que a suplementação de oxigênio em portadores de DPOC com dessaturação moderada em repouso ou somente aos esforços não trouxe benefício em redução de mortalidade ou de hospitalização. Isso reforça a importância da prevenção e da cessação do tabagismo, da vacinação para pneumococo e influenza, da aderência e da técnica de uso de dispositivos inalatórios e de oxigenioterapia somente para pacientes já com dessaturação grave em repouso como as principais ferramentas no cuidado desses pacientes.

 

Bibliografia

 

LONG-TERM OXYGEN TREATMENT TRIAL RESEARCH GROUP. A randomized trial of long-term oxygen for COPD with moderate desaturation. New England Journal of Medicine, v. 375, n. 17, p. 1617-1627, 2016.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.