FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Oxigênio Noturno em DPOC

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 16/11/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A oxigenoterapia de longo prazo melhora a sobrevida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e hipoxemia diurna severa crônica. No entanto, a eficácia da oxigenoterapia para o manejo da hipoxemia noturna isolada é incerta.

 

O Estudo

 

Apresentamos um estudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, que buscou determinar, em pacientes com DPOC que têm dessaturação arterial noturna de oxigênio sem qualificação para terapia de oxigênio de longo prazo, se o oxigênio noturno fornecido por um período de 3 a 4 anos diminuiria a mortalidade ou o agravamento da doença de forma que os pacientes atendam às especificações atuais para oxigenoterapia de longo prazo. Pacientes com saturação de oxigênio inferior a 90% por pelo menos 30% do tempo de registro na oximetria noturna foram designados, em uma proporção de 1: 1, para receber oxigênio noturno ou ar ambiente de um concentrador sham (placebo). O desfecho primário foi um composto de morte por qualquer causa ou necessidade de oxigenoterapia de longo prazo, conforme definido pelos critérios do Nocturnal Oxygen Therapy Trial (NOTT) na população com intenção de tratar.

O recrutamento foi interrompido prematuramente por causa de dificuldades de recrutamento e retenção depois que 243 pacientes, de 600 projetados, foram submetidos à randomização em 28 centros. Em 3 anos de acompanhamento, 39,0% dos pacientes designados para oxigênio noturno (48 de 123) e 42,0% daqueles designados para placebo (50 de 119) preencheram os critérios definidos por NOTT para terapia de oxigênio de longo prazo ou morreram (diferença, -3,0 pontos percentuais; intervalo de confiança de 95%, -15,1 a 9,1).

 

Aplicação Prática

 

Este estudo teria grande potencial de trazer informações sobre um aspecto interessante para os pacientes com DPOC, que é a oxigenioterapia, porém em uma modalidade exclusivamente noturna. Infelizmente, a dificuldade de recrutamento e retenção de casos deixou o estudo abaixo do poder projetado para tentar responder à questão formulada. Os dados obtidos não permitiram conclusão diferente da hipótese nula (de que a intervenção não é diferente do controle). Porém, dado que foi um estudo não concluído em seu volume de casos, o que entendemos é que esta é uma questão que permanece em aberto.

 

Bibliografia

 

1.             Lacasse Y et al. Randomized Trial of Nocturnal Oxygen in Chronic Obstructive Pulmonary Disease. N Engl J Med 2020; 383:1129-1138

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.