FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Restrição de Calorias com ou sem Jejum para Perda de Peso

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 20/10/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A altaprevalência de obesidade na população ocidental e a associação dessa condiçãocom uma série de desfechos cardiovasculares negativos impõem a necessidade dese buscar as melhores estratégias para reverter a condição de excesso de peso.Uma vez que orientar mudanças na dieta é intervenção de baixo custo e aplicávelà maioria das pessoas obesas, saber o que orientar é fundamental. Contudo, a eficáciae a segurança a longo prazo da alimentação com restrição de tempo (jejum) paraperda de peso não são claras.

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico randomizado no qual 139 pacientes com obesidade foramrandomizados para alimentação com restrição de tempo (comer apenas entre 8h e16h; restante do tempo em jejum) com restrição calórica ou restrição calóricadiária isoladamente. Durante 12 meses, todos os participantes foram instruídosa seguir uma dieta com restrição calórica que consistia de 1.500 a 1.800 kcalpor dia para homens e de 1.200 a 1.500 kcal por dia para mulheres. O desfechoprimário foi a diferença entre os dois grupos na mudança da linha de base nopeso corporal. Os resultados secundários incluíram alterações na circunferênciada cintura, índice de massa corporal (IMC), quantidade de gordura corporal emedidas de fatores de risco metabólicos.

Do total de139 participantes submetidos à randomização, 118 (84,9%) completaram a visitade acompanhamento de 12 meses. A perda de peso média da linha de base em 12meses foi de ?8,0 kg (IC 95%, ?9,6 a ?6,4) no grupo de restrição de tempo e de ?6,3kg (IC 95%, ?7,8 a ?4,7) no grupo de restrição calórica diária. As mudanças nopeso não foram significativamente diferentes nos dois grupos na avaliação de 12meses (diferença líquida, ?1,8 kg; IC 95%, ?4,0 a 0,4; P = 0,11). Os resultadosdas análises das circunferências da cintura, IMC, gordura corporal, massa magracorporal, pressão arterial e fatores de risco metabólicos foram consistentescom os resultados do desfecho primário. Além disso, não houve diferençassubstanciais entre os grupos no número de eventos adversos.

 

Aplicação Prática

 

Este ensaio clínico traz uma informaçãosimples, mas muito prática de ser aplicada em consultório. A conclusão do estudo é a de que, entre ospacientes com obesidade, um regime de alimentação com restrição de tempo(período diário de jejum) não foi mais benéfico em relação à redução do pesocorporal, da gordura corporal ou de fatores de risco metabólicos do que arestrição calórica diária. Assim, o resultado do estudo nos remete àsimplicidade: restrição calórica é de fato o componente mais importante paraperda de peso, e esta precisa ser a orientação dada a pacientes que buscammelhorar seu peso e sua saúde.

 

Bibliografia

 

1.            Liu D, Huang Y, Huang C, et al. CalorieRestriction with or without Time-Restricted Eating in Weight Loss. N Engl JMed. 2022 Apr 21;386(16):1495-1504.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.