FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Antiestrógenos

Última revisão: 16/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

6.2.3 Antiestrogênios

Tamoxifeno é usado, tanto na pré quanto na pós-menopausa, para tratar todos os estádios do câncer de mama. É usado como tratamento paliativo na doença avançada, como tratamento adjuvante depois de cirurgia para a doença com gânglios negativos ou positivos. Como tratamento adjuvante pós-cirúrgico do câncer de mama precoce, tamoxifeno prolonga consistentemente o intervalo livre de doença, com baixa incidência de efeitos adversos. Uma redução de 20% na mortalidade, em 5 anos, pode ser alcançada de forma mais evidente em mulheres acima de 50 anos de idade. Aproximadamente 30% a 40% das mulheres com doença avançada terá resposta satisfatória (remissão parcial ou completa) com o uso de tamoxifeno. O fármaco diminui a incidência de câncer de mama e câncer de mama invasivo em mulheres que são consideradas de alto risco, bem como em mulheres com carcinoma de ducto in situ. No entanto, eventos adversos graves e em potência fatais associados com tamoxifeno, como neoplasias uterinas, acidente vascular cerebral e embolia pulmonar, devem ser considerados na avaliação individual do emprego da terapia. Nas mulheres já diagnosticadas com câncer de mama, os benefícios do tamoxifeno superam os riscos do tratamento (ver monografia, página 490).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.