FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Expansor Volêmico

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

14.6  Expansor volêmico

Poligelina tem usos restritos no choque hipovolêmico decorrente de diálise e após paracentese de grande volume. Paracentese, combinada com expansores plasmáticos, é empregada para tratamento de ascite e cirrose, porém induz hipovolemia e alterações hemodinâmicas com disfunção circulatória, o que ficou demonstrado por aumento acentuado na atividade de renina plasmática em 27% a 40% dos pacientes submetidos a paracentese. O risco de hipovolemia e disfunção circulatória subsequente a paracentese pode ser reduzido pela infusão intravenosa de albumina. Também tem sido feita a expansão de volume por coloides sintéticos como a poligelina e outros, ou por infusão intravenosa do fluido ascítico removido. Os efeitos dessas intervenções têm sido comparados com o da albumina, mas os resultados são heterogêneos. Como ainda não há consenso sobre a necessidade ou segurança da expansão do volume junto de paracentese para o tratamento de ascite em pacientes cirróticos também não o há sobre a melhor escolha – albumina, coloides sintéticos ou reinfusão do fluido ascítico  (ver monografia, página 910).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal