FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Laxativos

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

15.5  Laxativos

Laxativos empregam-se para carrear líquido ao lúmen intestinal, aumentar volume e amolecimento do bolo fecal e estimular peristaltismo intestinal. A eficácia entre diferentes agentes é semelhante, embora com diferentes velocidades de resposta. Sua segurança, no entanto, é diversa. Devem ser evitados, exceto na presença de alguma condição tal como angina ou hemorroidas. São úteis também na obstipação induzida por medicamentos, para a expulsão de parasitos depois de tratamento com anti-helmínticos e para esvaziar o intestino antes de cirurgia e radiologia. O uso deve ser esporádico, e a preferência é pela monoterapia. O custo deve ser considerado para sua escolha. Antes de empregar laxantes, os pacientes devem ser encorajados a modificar hábitos de nutrição, aumentando a ingestão de fibras e líquidos, e a fazer exercícios físicos.

Glicerol é agente osmótico que pode ser usado em obstipação não orgânica de pacientes não-respondentes à terapia de fibras e ao aumento de atividade física. As doses devem ser ajustadas até que o amolecimento das fezes seja obtido. A maioria dos Laxativos osmóticos demora vários dias para mostrar efeito. Os pacientes devem ser instruídos a não usá-los exageradamente pelo risco de desidratação (ver monografia, página 740).

Muciloide de Psyllium é expansor do bolo fecal. Revisão sistemática encontrou adequada prova para recomendar o uso de Psyllium, além de lactulose, tegaseroda e polietilenoglicol em obstipação crônica. Diretrizes de especialistas recomendam iniciar o tratamento da obstipação com agentes expansores (ver monografia, página 859).

Sulfato de magnésio é laxativo salino com indicação exclusiva em casos de obstipação refratária a outros tratamentos. Por apresentar ação rápida, é útil em casos de obstipação temporária de qualquer etiologia ou para limpeza intestinal antes de investigação radiológica, endoscópica ou pré-operatória. Deve-se manter ingestão de líquido adequada (ver monografia, página 988).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal