FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Análogo de Hormônio Hipofisário

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

17 Medicamentos que atuam sobre os sistemas endócrino e reprodutor

 

Miriam de Barcellos Falkenberg

 

 

          17.1 Hormônios hipofisários e relacionados

Leuprorrelina é análogo injetável do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) com boa eficácia em miomatose uterina. Revisão sistemática Cochrane mostrou que o uso do análogo, por 3 a 4 meses antes da cirurgia, melhorou o hematócrito e a concentração de hemoglobina e reduziu sintomas pélvicos e uterinos, em relação a placebo ou ausência de pré-tratamento, embora a magnitude de efeito seja muito pequena. Outra revisão comparando leuprorrelina com moduladores seletivos de receptores estrogênicos concluiu não haver prova de que apresentassem melhor eficácia ou segurança do que leuprorrelina no tratamento de miomas; a conclusão deveu-se às limitações dos ensaios clínicos encontrados. Leuprorrelina também faz parte da terapia paliativa de tumores que respondem aos hormônios, como câncer de próstata. O análogo de longa ação pode dessensibilizar vias sinalizadoras de gonadotrofina, inibindo a secreção desta e diminuindo a produção de esteroides gonadais, sendo indicado em crianças com puberdade precoce dependente de gonadotrofina3 (ver monografia, página 357).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal