FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Indutores de Ovulação

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

17.4.6 Indutor de ovulação

Clomifeno é bloqueador de receptor estrogênico central, aumentando a produção e a secreção de hormônio folículo-estimulante (FSH). Tem eficácia no tratamento de subfertilidade associada com oligo-ovulação, porém está relacionado a gravidez múltipla e tem possibilidade de aumentar o risco de câncer de ovário quando usado por mais de 12 ciclos. Revisão Cochrane demonstrou que clomifeno não foi mais eficaz que placebo ou o não tratamento quanto a índices de gravidez clínica por paciente; a revisão concluiu que não parece haver benefício clínico com o uso de clomifeno e que, dado seu uso disseminado, é preciso investigá-lo de maneira mais apropriada para estabelecer sua segurança em mulheres com infertilidade não explicada. Outro problema é o desenvolvimento de resistência ao tratamento, pelo que opções (tamoxifeno, dexametasona, bromocriptina e inibidores da aromatase) são propostas. Em outra revisão Cochrane, clomifeno aumentou o índice de gravidez em comparação a placebo, mas não diferiu de tamoxifeno. A associação de clomifeno a tamoxifeno ou letrozol e anastrozol ou cetoconazol ou bromocriptina não superou os efeitos de clomifeno isolado. Porém sua associação a dexametasona melhorou significantemente o índice de gravidez em comparação a clomifeno somente, o mesmo acontecendo quando clomifeno foi precedido por tratamento com contraceptivos orais combinados. Em revisão do Clinical Evidence, confirmou-se a superioridade de clomifeno em relação a placebo e sua similidade com tamoxifeno, bem como a relação com gravidez múltipla em 2%-13% das mulheres com infertilidade de todas as causas tratadas com clomifeno em comparação a índices espontâneos (1%-2%) em mulheres norte-americanas e europeias. Também estabeleceu-se como três vezes maior o risco de incidência de câncer de ovário em mulheres tratadas em relação à incidência esperada na população em geral; em mulheres com ovários policísticos, a associação de clomifeno com metformina aumentou índice de ovulação em seis meses em comparação ao clomifeno apenas. Neste sentido, revisão Cochrane não conseguiu estabelecer se o pré-tratamento de curta duração com metformina é tão efetivo quanto o de longa duração (ver monografia, página 484).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal