FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Terapia hormonal

Última revisão: 16/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

 

Talvez o mais bem-sucedido enfoque para orientar os processos de crescimento das células cancerosas seja o uso de terapias hormonais. A manipulação da função de uma glândula endócrina é opção para o manejo do câncer de vários tecidos, cujo crescimento esteja sob controle de hormônios sexuais, especialmente da mama, da próstata e de endométrio. Estes cânceres podem regredir quando o hormônio “alimentador” é eliminado ou antagonizado. Toxicidade para os órgãos do sistema é incomum no tratamento hormonal, tornando-o a menos tóxica das terapias antineoplásicas sistêmicas. Cada vez mais agentes específicos, como os moduladores seletivos de receptor de estrogênio e os inibidores da aromatase, têm aumentado a utilidade das terapias hormonais no tratamento de câncer. Hormônios corticosteroides também são agentes antineoplásicos úteis por causa de seus efeitos linfotóxicos. Sua principal utilização é no manejo das malignidades hematológicas, especialmente linfomas, leucemia linfocítica, e mieloma múltiplo. Além de seus efeitos citotóxicos, os corticosteroides têm muitas outras aplicações no suporte aos cuidados de pacientes com câncer. Os corticosteroides têm efeitos tóxicos quando o uso é prolongado ou em doses elevadas, mas são geralmente bem tolerados em terapias de curto prazo, normalmente utilizadas nos cuidados de pacientes com câncer.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal