FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eletrocardiograma 38

Autores:

Fernando de Paula Machado

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP). Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP. Médico Diarista do Pronto-Atendimento do Hospital Sírio-Libânes.

Leonardo Vieira da Rosa

Médico Cardiologista pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorando em Cardiologia do InCor-HC-FMUSP. Médico Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês.

Última revisão: 01/04/2019

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Senhora de 83 anos em investigação de síncope.

Eletrocardiograma e Teste de Inclinação (Tilt Test) da paciente

 

 

 





Ver diagnóstico abaixo


































Diagnóstico

            Trata-se de um exame de Teste de Inclinação (Tilt-Test) em que se faz a monitorização contínua da pressão arterial e eletrocardiograma, inicialmente em decúbito dorsal horizontal (DDH) e a 70º de inclinação ortostática.

            Neste protocolo houve sensibilização com massagem do seio carotídeo e administração de 1,25 mg dinitrato de isossorbida via sublingual.

            O ritmo cardíaco foi sinusal e com adequada resposta cronotrópica à mudança postural, com comportamento normal da pressão arterial.

            Aos 7 minutos após a sensibilização com isossorbida (37 minutos de ortostase), houve queda da pressão arterial (122x86 para 75x52) seguida de diminuição abrupta da freqüência cardíaca, com pausa ventricular de 10,4 segundos e posteriormente períodos de pausa ventricular de até 3,2 s em forma de bloqueio atrioventricular total (alternando com bloqueio de 2º grau tipo 2:1). Nesse período a paciente apresentou sincope com náuseas e vômitos após a recuperação da consciência.

            Este teste é positivo com resposta cardioinibitória. As respostas positivas ao teste de inclinação podem ser classificadas em:

 

  • Mista (queda da pressão arterial sistólica > 30 mmHg e da frequência cardíaca);
  • Vasodepressora (queda da pressão arterial sistólica > 30 mmHg com alterações não-significativas da frequência cardíaca);
  • Cardioinibitória (presença de assistolia maior que 3 segundos ou bloqueios atrioventriculares, além da queda da pressão arterial).
  •  

    Veja mais em:

    Revisão de Síncope

    Bloqueio Atrioventricular de 2º Grau – eletrocardiograma 14

    Conecte-se

    Feed

    Sobre o MedicinaNET

    O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

    Medicinanet Informações de Medicina S/A

    Cnpj: 11.012.848/0001-57

    info@medicinanet.com.br


    MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

    Termos de Uso do Portal

    ×
    ×

    Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.