FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eletrocardiograma 81

Autores:

Fernando de Paula Machado

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP). Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP. Médico Diarista do Pronto-Atendimento do Hospital Sírio-Libânes.

Leonardo Vieira da Rosa

Médico Cardiologista pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorando em Cardiologia do InCor-HC-FMUSP. Médico Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês.

Última revisão: 01/04/2019

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Mulher de 18 anos com perda de 25 quilos nos últimos meses

 

Eletrocardiograma da paciente

 

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

Bradicardia sinusal em paciente com Anorexia

 

Discussão

Anorexia nervosa é um importante problema de saúde pública no mundo ocidental. A taxa de mortalidade em indivíduos afetados é variável, dependendo da série, pode chegar a 20%. As causas mais freqüentes de morte são suicídio e morte súbita, esta relacionada às complicações cardiovaculares.  As alterações eletrocardiográficas mais comuns na anorexia nervosa incluem: alterações no complexo QRS, onda T e intervalo QT. Da mesma forma, uma variedade de arritmias (atriais, arritmias ventriculares, bigeminismo, etc) têm sido descritas em indivíduos  com anorexia.

A bradicardia sinusal é um achado comum nos pacientes com anorexia, em alguns casos a freqüência cardíaca pode ser extremamente baixa, chegando até 30 bpm. A bradicardia deve-se a uma adaptação fisiológica do organismo à ingestão diminuída de calorias e conseqüente redução do metabolismo corporal. É, portanto, uma mudança adaptativa ao hipometabolismo, ao invés de uma verdadeira doença cardíaca.

Portanto, o monitoramento cardíaco é recomendado nos pacientes com anorexia e naqueles em dietas levando à perda importante de peso.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal