FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eletrocardiograma 89

Autores:

Cristiano Guedes Bezerra

Residente de Cardiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Leonardo Vieira da Rosa

Médico Cardiologista pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorando em Cardiologia do InCor-HC-FMUSP. Médico Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês.

Ricardo Casalino Sanches de Moraes

Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Médico Colaborador do Grupo de Válvula do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 01/04/2019

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Paciente de 70 anos, com dor torácica e história de episódio sincopal isolado.

 

Eletrocardiograma

 

 

Ver diagnóstico abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

O paciente foi encaminhado à cinecoronariografia que demonstrou presença de lesão suboclusiva em terço médio da artéria descendente anterior, sendo realizada angioplastia com stent.

 

ECG

BRD + BDAS + PR (200ms) / nota-se “plus-minus” em precordiais

 

Discussão

Deve-se lembrar que a ocorrência de bloqueio de ramo bifascicular, como a associação de BRD ao bloqueio divisional ântero-superior do ramo esquerdo (BDAS), é comum e na maioria das vezes não indica gravidade. As principais causas de BAVT no adulto, de maneira geral, são intoxicação por drogas, doença coronária e processos degenerativos. Pacientes com presença de bloqueio de ramo fixos podem apresentar distúrbios alternantes, mais facilmente diagnosticados em monitorização eletrocardiográfica. As doenças degenerativas são as responsáveis mais comuns desses distúrbios nos idosos. Ressalta-se que a isquemia miocárdica pode ocasionar distúrbios transitórios na condução AV e/ou interventricular, podendo ser revertidos com correção do quadro isquêmico. A isquemia algumas vezes determina alteração na refratariedade do impulso elétrico o que determina velocidades de condução alternantes e intervalos HV aumentados na presença de BRD.

O eletrocardiograma apresentava padrão de BRD + BDAS + BAV 1 grau (bifascicular + BAV 1°) que poderiam sugerir um possível BAVT intermitente. Porém, o paciente apresentava dor torácica e um padrão de plus-minus em precordiais esquerdas. Foi para o cateterismo que evidenciou lesão de 95% em 1/3 médio em DA, sendo feito ATC com stent com sucesso. Incialmente, foi atribuída como causa da síncope a isquemia em território anterior do ventrículo esquerdo e o paciente segue em acompanhamento ambulatorial assintomático. Após a angioplastia, é interessante observar a ocorrência de mudança no padrão de repolarização ventricular nas precordiais, com a onda T tornando-se positiva.

Essa alteração é altamente sugestiva (acurada) da correlação do plus-minus com a oclusão da DA.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal