FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Massa em parede torácica

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 11/07/2011

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, procurou o pronto-socorro com história de dor torácica à esquerda de evolução nas últimas semanas, associada a astenia e queda do estado geral no mesmo período.

 

Imagens radiológicas

Figura 1. Radiografia simples do tórax mostrando massa em hemitórax esquerdo.

 

Figura 2. Tomografia de tórax mostrando lesão osteolítica no 7º arco costal esquerdo, com grande componente de partes moles associado, medindo 12 x 6,5 cm nos maiores eixos.

 

Figura 3. Tomografia de tórax mostrando destruição da costela pela massa.

 

Diagnóstico

Além do achado de lesão osteolítica no 7º arco costal à esquerda, o paciente também tinha lesões líticas na clavícula direita, fratura patológica da vértebra L4 e infiltração difusa do sacro.

Seus exames tinham os seguintes achados que interessam a este caso:

 

         creatinina de 2,49 mg/dL com ultrassonografia de vias urinárias mostrando rins normais;

         cálcio total de 15,6 mg/dL;

         hemoglobina de 10,5 g/dL (padrão normocítico e normocrômico).

 

Foi feita eletroforese de proteínas que mostrou pico monoclonal na região gama. A albumina era de 2,5 g/dL, ß-2-microglobulina de 14 µg/mL e, por fim, o mielograma mostrou a medula óssea com 35,6% de plasmócitos, sendo alguns anômalos.

Concluiu-se que a lesão lítica no arco costal tratava-se de um plasmocitoma, e foi fechada hipótese diagnóstica de mieloma múltiplo.

 

Bibliografia

1.     Palumbo A, Anderson K. Multiple myeloma. N Engl J Med 2011;364:1046-60.

2.     Raab MS, Podar K, Breitkreutz I, Richardson PG, Anderson KC. Multiple myeloma. Lancet 2009; 374: 324-39.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.