FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Linfoma de cólon

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 23/09/2013

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente do sexo masculino, de 34 anos de idade, com quadro de dor abdominal há 6 meses, inapetência, febre intermitente há 4 meses e perda de 15 kg. Há 1 mês, apresenta alternância de episódios de constipação intestinal e diarreia. Ao exame físico, notou-se massa endurecida de cerca de 8 cm em fossa ilíaca direita. Realizou TC de abdome, que revelou espessamento da parede de cólon direito/ceco. As Figuras 1 e 2 mostram neoplasia estenosante de cólon. A biópsia com exame imuno-histoquímico revelou que a massa era provavelmente um linfoma de Burkitt.

 

Figura 1. Neoplasia estenosante de cólon.

 

 

Figura 2. Neoplasia estenosante de cólon.

 

 

Comentários

Os linfomas de Burkitt podem esporadicamente ter apresentação com quadro abdominal, na maioria dos casos com ascite importante (quando repetida a TC neste paciente, foi verificada a presença de líquido livre na cavidade) e podem envolver íleo distal e no estômago, como neste caso.

Os sintomas podem ser relacionados a obstrução intestinal ou sangramento gastrintestinal e podem mimetizar apendicites e intussuscepção. Em 25% dos casos, pode haver envolvimento de mandíbula e ossos faciais. Em geral, se houver linfadenopatia, esta é localizada. Envolvimento de sistema nervoso central ocorre em 5% dos casos, e de medula óssea, em cerca de 30% dos casos. A presença de sintomas relacionados ao linfoma também podem ocorrer, como foi o caso.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.