FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Abscesso Pulmonar

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 21/01/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Medicina de Emergência / Pneumologia / Infectologia

 

Quadro Clínico

Paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, sem antecedentes pessoais relevantes do ponto de vista médico, procurou o pronto-socorro contando história de dor torácica constante, há cerca de três  semanas, no hemitórax esquerdo sem fatores de melhora ou piora, associada a aumento de temperatura eventual com medidas de até 38oC em domicílio. Negou tosse, hemoptise, trauma, fatores de melhora ou piora para a dor, sem outras queixas. No exame físico, apresentou diminuição da ausculta pulmonar em terço inferior à esquerda, propedêutica cardíaca e abdominal normais, com FC 120bpm, FR 30cpm, PA 120x80mmHg, T 37,8oC, Sat92% em ar ambiente, Glasgow 15. Após a realização de radiografia de tórax que evidenciou opacidade em praticamente metade do campo pulmonar esquerdo, optou-se por complementação com tomografia de tórax.

 

Imagem 1 – Tomografia de Tórax

 

 

 

Diagnóstico e Discussão

O laudo desta tomografia de tórax evidenciou o seguinte:

   Arcabouço ósseo torácico sem particularidades;

  No lobo pulmonar inferior esquerdo, nota-se volumosa coleção líquida arredondada com focos gasosos de permeio, medindo 9,5 x 9,5 x 11,5cm ( LL x AP x CC), compatível com abscesso pulmonar. Aparentemente não apresenta comunicação com o espaço pleural;

   Atelectasia do parênquima pulmonar adjacente ao abscesso;

  Hilos pulmonares livres;

   Ausência de linfonodomegalias;

   Traqueia e brônquios centrais pérvios com calibre normal;

  Estruturas vasculares mediastinais com trajeto e calibre preservados;

 

O abcesso pulmonar é definido como necrose do parênquima pulmonar causado por uma infecção microbiana. A maioria dos abcessos pulmonares surgem como uma complicação de pneumonia por aspiração e são causados por espécies de microrganismos anaeróbios que estão normalmente presentes nas fendas gengivais. Os organismos mais comuns são: Peptostreptococcus, Prevotella, Bacteroides (normalmente não B. fragilis) e Fusobacterium spp. Os não-anaeróbios mais comuns são: Streptococcus milleri e outros estreptococos microaerofilicos. Outros agentes que causam abcesso pulmonar são: Staphylococcus aureus e vários bacilos gram-negativos como a Klebsiella pneumoniae. Os agentes mais comuns em hospedeiros imunocomprometidos são: Pseudomonas aeruginosa, outros bacilos gram-negativos aeróbicos, Nocardia e fungos (Aspergillus e Cryptococcus spp ).

A maioria dos pacientes apresentam sintomas indolentes que evoluem ao longo de semanas ou meses e, que incluem febre, tosse e expectoração, hemoptise ou dor pleurítica, além de sudorese noturna, perda de peso e anemia.

Um abscesso pulmonar é geralmente diagnosticado quando uma radiografia de tórax revela um infiltrado pulmonar com uma cavidade, indicando necrose do tecido e a presença frequente de nível líquido. A melhor definição anatômica apenas é conseguida por meio de uma tomografia computadorizada.

Quando os pacientes exibem uma apresentação típica com sintomas indolentes, como tosse, febre, suores noturnos por mais de duas semanas, combinados com condições subjacentes comuns que levam à aspiração ou a uma cavidade em um segmento pulmonar dependente, torna-se adequado suspeitar que as bactérias anaeróbias estão envolvidas. Se houver expectoração podre ou fluido empiema, o diagnóstico de infecção por bactérias anaeróbicas é confirmado. (Veja ' apresentação Classic' acima).

 

Tratamento

O tratamento padrão para uma infecção pulmonar anaeróbio é realizado através da clindamicina (600 mg por via intravenosa a cada oito horas, seguido de 150 a 300 mg por via oral, quatro vezes ao dia). Também pode ser utilizada a combinação de um beta-lactâmico com inibidor de beta-lactamase (amoxicilina-clavulanato, ampicilina-sulbactam, piperacilina-tazobactam) ou um beta-lactâmico com metronidazol ou um carbapenêmico. Normalmente, o tratamento se estende por um período de  4 a 6 semanas, sendo adequado tratar até que radiograficamente só exista lesão residual.

 

Bibliografia

Bartlett JG. Lung Abscess. Disponível em: www.uptodate.com, Acesso em 06 de outubro de 2013.

Bartlett JG. Lung abscess and necrotizing pneumonia. In: Infectious Diseases, Gorbach SL, Bartlett JG, Blacklow NR (Eds), W.B. Saunders, Philadelphia 1992.

Chung G, Goetz MB. Anaerobic Infections of the Lung. Curr Infect Dis Rep 2000; 2:238.

Williford ME, Godwin JD. Computed tomography of lung abscess and empyema. Radiol Clin North Am 1983; 21:575.

SCHWEPPE HI, KNOWLES JH, KANE L. Lung abscess. An analysis of the Massachusets General Hospital cases from 1943 through 1956. N Engl J Med 1961; 265:1039.

Shafron RD, Tate CF Jr. Lung abscess: A five-year evaluation. Dis Chest 1968; 53:12.

Pohlson EC, McNamara JJ, Char C, Kurata L. Lung abscess: a changing pattern of the disease. Am J Surg 1985; 150:97.

Hirshberg B, Sklair-Levi M, Nir-Paz R, et al. Factors predicting mortality of patients with lung abscess. Chest 1999; 115:746.

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.