FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tofo gotoso

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 03/02/2014

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

               Paciente de 54 anos, antecedente de cirrose e artrite gotosa há cerca de 15 anos, internado devido à descompensação da cirrose com encefalopatia hepática. Foi observado ao exame físico proeminentes tofos gotosos, como observado na imagem abaixo.

 

 

Comentários

               Os tofos gotosos são nódulos cutâneos, que se localizam preferencialmente sobre joelhos, cotovelos, dedos e pavilhão auricular, eventualmente estes tofos associados a crises de gotas recidivantes podem levar à destruição articular. O tofo representa um depósito de cristais de urato de sódio e é uma das principais complicações da hiperuricemia crônica. Histologicamente, se apresentam como pequenas agulhas depositadas no meio de uma matriz proteica. Em volta dos cristais de urato se desenvolve um processo inflamatório, envolvendo principalmente macrófagos e células gigantes.

Os tofos podem eventualmente serem curetados ou  submetidos à retirada cirúrgica, mas em geral o procedimento é evitado devido às complicações associadas com os tofos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal