FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Infiltrado Alveolar Bilateral

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/09/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Infectologia/Pneumologia/Medicina de Emergência

 

Quadro Clínico

        Paciente do sexo feminino, 50 anos, tabagista 35 anos-maço e etilista, dislipidêmica em uso de sinvastatina 20mg/dia, procurou atendimento médico com história de febre há dois meses associada à dispneia e tosse produtiva. Já havia procurado outros serviços antes, o primeiro após 15 dias do início do quadro, quando recebeu dose de penicilina benzatina, sem melhora. Ainda passou em outro serviço onde recebeu prescrição de cefalexina 500mg de 8/8h, porém sem alteração na evolução do quadro. Ao exame físico chamava atenção a presença de FR=30cpm, FC 100bpm, normotenso, afebril, SatO2 em ar ambiente de 86%, ausculta pulmonar com roncos e estertores difusos e ausculta cardíaca normal. Realizou radiografia de tórax e a seguir tomografia computadorizada do seguimento torácico, imagens apresentadas a seguir.

 

Imagem 1 – Radiografia simples de tórax

 

 

 

Imagem 2 – Corte de tomografia computadorizada de tórax

 

 

Diagnóstico e Discussão

Os achados descritos em laudo tomográfico foram:

         Extensas áreas de bronquiectasias varicosas e císticas, associadas à distorção arquitetural e fibrose no lobo superior esquerdo e segmentos superiores dos lobos inferiores.

         Áreas de consolidação e vidro fosco associada a espessamento dos septos interlobulares no lobo inferior direito.

         Múltiplas opacidades nodulares esparsas, mais numerosas à direita, algumas exibindo escavação.

         Enfisema predominantemente centrolobular.

         Não se observam linfonodomegalias, traqueia e brônquios centrais pérvios, estruturas vasculares mediastinais com trajeto e calibre preservados.

 

        Por fim, a paciente foi diagnostica como pneumonia complicada, do tipo necrotizante. A pneumonia necrotizante e´ uma complicação rara da Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) que se caracteriza pelo aparecimento de focos de necrose em a´reas de consolidac¸a~o parenquimatosa. A pneumonia necrotizante inicia-se como um processo inflamato´rio focal que progride para a destruic¸a~o do pare^nquima pulmonar e formac¸a~o de mu´ltiplas cavidades.

Dentre os agentes causais destacam-se Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Nocardia, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae.

        Os fatores de risco para o desenvolvimento da pneumonia necrotizante sa~o semelhantes aos da pneumonia bacteriana na~o complicada, sendo que a forma necrotizante ocorre mais em indivíduos do sexo masculino,  e esta´ associada ao alcoolismo, ao tabagismo, à idade avanc¸ada, à diabetes mellitus, à doenc¸a pulmonar obstrutiva crônica, à doenc¸a hepa´tica, à insuficie^ncia cardi´aca e à doenc¸a cerebrovascular.

 

Bibliografia

Norte A et al.  Necrotizing Pneumonia: A Rare Complication. Acta Med Port 2012 Jan-Feb;25(1):51-55.

Schandert L, Giannetti NS, Gomes JO. Pneumonia Necrotizante. Relato de Caso. Rev Bras Clin Med 2009;7:21-23.

Rossi MS, Moura BM, Soares MR, Nascimento AV, Pereira CAC. Pneumonia Necrotizante por um estranho agente etiológico. Caso clínico da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia 2009/01/13

Tzeng DZ, Markman M, Hardin K. Necrotizing Pneumonia and Pulmonary ?Gangrene Difficulty in Diagnosis, Evaluation and Treatment. Clin ?Pulmonary Med 2007;14(3):166-170.

Yangco BG, Deresinski SC. Necrotizing or cavitating pneumonia due ?to Streptococcus pneumoniae: report of four cases and review of the ?literature. Medicine (Baltimore) 1980;59(6):449-457.

Pediatrics 2002;110(1):1-6.?9. Örtqvist A, Hedlund J, Kalin M. Streptococcus pneumoniae:

Isaacs RD. Necrotizing pneumonia in bacteraemic pneumococcal infection. Br J Dis Chest 1986;80(3):295-296.?11.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.