FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Sinal de Frank

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 08/01/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 58 anos do sexo masculino, com antecedente de doença coronariana está sendo avaliado no PS devido a piora da função renal, a foto de sua orelha mostra a presença de prega lobular diagonal, como podemos ver na imagem.

A presença de prega lobular diagonal bilateral também é denominada de Sinal de Frank e tem associação importante com aterosclerose, com risco aumentado em mais de 3 vezes com a presença de doença coronariana significativa em pacientes com este achado.

Alguns achados dermatológicos são associados com aterosclerose e doença coronariana como a alopecia androgenética, pilificação auricular e torácica, além dos xantomas e xantelasmas.

A presença do Sinal de Frank, apesar de indicativo de aterosclerose, tem uma ligação fisiopatológica com aterosclerose ainda inexplicada pela literatura, alguns autores sugerem a concomitância de doença aterosclerótica coronariana  em extremidades de lóbulos em orelhas sem suprimento de artérias colaterais. Seria o substrato para formação, porém esta teoria é apenas especulativa.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal