FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Fibrose Cística

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 29/10/2014

Comentários de assinantes: 0

        Paciente de 23 anos de idade, do sexo masculino, antecedente de pneumopatia com múltiplas internações e quadros infecciosos há mais de 15 anosrealizou radiografia de tórax que representa a imagem 1 e mostra padrão brônquico com hiperexpansão, bronquiectasias de lobo superior e principalmente impactações mucoides. Estas impactações mucoides são particularmente notáveis, a tomografia mostra ainda a presença de bronquiectasias.

        Estas alterações associadas com a idade jovem e cronicidade do quadrosugerem o diagnóstico de fibrose cística. Os pacientes com fibrose cística podem ter diferentes complicações como pancreatite, sinusites de repetição, bronquiectasias, doença tromboembólica recorrente entre outras complicações. Estes pacientes apresentam doença pulmonar crônica e podem ter infecções principalmente pelo S.aureus e Pseudômonas aeroginosa. O diagnóstico pode ser confirmado pela dosagem de cloro no suor e testes genéticos. 

 

Imagem 1

 

 

Imagem 2

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal