FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Radiografia de hipertensão pulmonar em TEP crônico

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 18/03/2015

Comentários de assinantes: 0

        Paciente de 46 anos, sexo masculino, com antecedente de trombose venosa profunda há seis anos, usou anticoagulação por um mês. Apresenta evolução progressiva com dispneia aos esforços, nega dor torácica. Apresenta o seguinte achado na radiografia torácica.

 

 

        A radiografia mostra sinais de hipertensão pulmonar crônica, com abaulamento importante da região de artéria pulmonar. No caso deste paciente, a causa determinada deste abaulamento e da dispneia foi a hipertensão pulmonar secundária a tromboembolismo pulmonar crônico. Para este diagnóstico são necessários os seguintes critérios:

-Pressão artéria pulmonar > 25 mmHg na ausência de pressão capilar pulmonar aumentada;

-Oclusão de vasos pulmonares por trombo tem de exisitir em exames de imagem ou ser a causa presumida da hipertensão pulmonar devido a antecedentes e histórico;

 

        Estes pacientes devem ser anticoagulados cronicamente, embora o benefício desta conduta nesta fase da doença seja questionável, alguns pacientes podem se beneficiar de endarterectomia pulmonar.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal