FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Lesão em Esofagograma

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 30/03/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente do sexo feminino de 36 anos com quadro de disfagia e odinofafia realizou um esofagograma, que revelou o seguinte achado:

 

                                               

 

Qual é o achado e quais as principais hipóteses diagnósticas?

O achado é de uma falha de enchimento pelo contraste. Hipóteses possíveis seriam de úlceras esofágicas, divertículo e pólipo esofágico ou de carcinoma esofágico. A imagem em particular representa uma úlcera esofágica, não é um divertículo porque a parede do órgão está intacta e sua localização mais comum é no terço proximal. As úlceras esofágicas únicas são lesões muito características do CMV e do HIV.

O cytomegalovirus (CMV) pode ter várias formas de manifestação no trato gastrointestinal, como quadros de diarreia, dor abdominal, colite inflamatória e hemorragia gastrointestinal.

As úlceras esofágicas causadas pelo CMV entram no espectro das esofagites infecciosas, que tem entre outras etiologias herpesvírus, candidíase. As esofagites medicamentosas também podem cursar com úlceras esofágicas e entram neste diagnóstico diferencial.

As manifestações mais comuns da úlcera esofágica por CMV são disfagia e odinofagia, os pacientes podem apresentar ainda dor torácica associada, em pacientes que tem concomitância de úlceras orais, o diagnóstico mais provável é de infecção pelo herpesvírus.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal