FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metástase intracraniana de leucemia

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 09/11/2015

Comentários de assinantes: 0

Homem de 57 anos com antecedente de Leucemia/linfoma de células T do adulto associada ao HTLV, fez tratamento quimioterápico interrompido há 3 meses. Chega ao serviço de emergência com história de convusão tônico-clônica generalizada, sem história prévia de epilepsia. Realizou Tomografia de Crânio com a seguinte imagem.

 

 

A imagem mostra uma massa arredonda em hemisfério cerebral com isquemia secundaria. Esta lesão é compatível com metástase cerebral e justifica o quadro convulsivo. As neoplasias de pulmão são as mais comumente associadas com metástases cerebrais representando de 15 a 20% dos casos. Neste caso, se supõe que a causa seja a Leucemia/Linfoma de células T, mas metástase cerebral é uma manifestação rara. O diagnóstico histológico é necessário, pois outras causas de lesão como abscessos cerebrais, fungos entre outras devem ser descartadas; neste caso, em particular, um paciente com condição associada à imunosupressão e com manifestação atípica de leucemia,  a necessidade de biópisa torna-se imperativa.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal