FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente com DPOC e taquicardia

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 06/01/2016

Comentários de assinantes: 2

Paciente de 65 anos de idade com diagnóstico de doença pulmonar crônica obstrutiva (DPOC), evoluindo com piora da dispneia e secreção amarelada há cerca de sete dias. Chegou no PS com dispneia e sensação de taquicardia e realizou o ECG abaixo:

 

 

O ECG mostra uma taquicardia com frequência cardíaca de aproximadamente 150 b.p.m, com complexos QRS estreitos e ritmo irregular, o que faria se pensar a príncipio em fibrilação atrial, mas podemos perceber que as ondas P estão presentes e com diferentes morfologias. O diagnóstico é de taquicardia atrial multifocal, que ocorre com muita frequência em pacientes com pneumopatias, em particular na DPOC. O tratamento se baseia principalmente no tratamento da causa de base, com suplementação de oxigênio, se necessário, uso de broncodilatadores. Neste caso, com preferência para anticolinérgicos, pois o paciente já se encontra taquicárdico e corticoesteroides. O paciente apresenta alteração de secreção com piora da dispneia, o que indica provável traqueobronquite como causa da exacerbação e pode no caso haver benefício com antibióticoterapia como com o uso de uma quinolona respiratória.

Comentários

Por: Atendimento MedicinaNET em 16/11/2016 às 16:47:55

"Olá, Dr. Luiz Augusto, O formoterol pode ser usado pois tem um componente de rápida ação, o que não é verdadeiro com o salmeterol. A conduta padrão continua sendo o Beta-2 de curta em doses menores como 5 a 10 gotas de salbutamol, mas o formoterol é uma opção aceitável sim e validada pela literatura médica. Atenciosamente, os Editores."

Por: LUIZ AUGUSTO FORNAZARI em 07/11/2016 às 11:34:53

"INTERESSANTE O CASO ,MAS FIQUEI COM UMA DUVIDA. GERALMENTE PEGO PACIENTES COM DPOC EXACERBADA COM FC ELEVADAS .E CONTRAINDICADO FAZER NEBULIZAÇAO COM FORMOTEROL? JA TENTEI COM ANTICOLINERGICOS MAS GERALMENTE NAO OCORRE REVERSSAO DO QUADRO ."

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.