FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Síndrome de Sweet

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 19/02/2016

Comentários de assinantes: 1

Paciente de 43 anos , sexo feminino, fez uso de medicamentos anti-inflamatórios recentemente e evoluiu com quadro de lesões cutâneas em membros superiores e inferiores com nódulos dolorosos.

Na palpação da lesão de pele eram evidentes nódulos subcutâneos, que fez pensar em eritema nodoso, mas o paciente apresentava vesiculações nas lesões de membros inferiores, atípico para um quadro de eritema nodoso.

A síndrome de Sweet, também denominada de dermatose neutrofílica aguda, pode ser associada com neoplasias e medicamentos e se apresenta com placas inflamatórias e nodulares eritematosas com pseudo-vesiculação e é comum o envolvimento de membros superiores, o que é incomum no erotema nodoso, exceto quando associada à doença de Hansen, eventualmente podem ocorrer formas bolhosas que se assemelham ao pioderma gangrenoso. Neste caso, a apresentação com larga placa eritematosa que se assemelha à celulite é uma manifestação relativamente rara.

 

Comentários

Por: jose benedito reis carvalho em 12/02/2016 às 10:25:25

"muito interessante a descrição. principalmente no diagnostico diferencial com eritema nodoso. pois nunca tinha visto caso de sindrome de sweet."

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal