FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

LES cutâneo subagudo

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 20/07/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 58 anos de idade, sexo feminino, com história de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) com antecedente de atividade cutânea, articular e hematológica prévias. No momento em uso de prednisona 10mg por via oral uma vez ao dia. Apresenta-se com um quadro de evolução de 1 mês de aparecimento de lesões maculares eritematosas em região cervical e torácica anterior, a região evoluiu com as pápulas progredindo para crostas eritematosas.

 

 

O diagnóstico é de lúpus subcutâneo subagudo, que costuma iniciar-se com lesões papulares pequenas, que evoluem para formas psoriasiformes ou anulares, que progridem com características policíclicas formando crostas. Locais comuns incluem ombros, pescoço, antebraço e região anterior de tórax e dorso. O tratamento inicial é com antimaláricos e uso de corticoides sistêmicos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal